Clube da Menô

A minha vida só é possível incrementada!

Textos


Como se preparar para um exame ginecológico

Aqui é Dona Menô
 
Fui incumbida de uma tarefa de muita responsabilidade: eu venho orientar as mulheres a se prepararem para uma consulta e exame ginecológico.

A doctor deposita todas as fichas em mim, então eu não posso desapontar, se bem que eu não consigo falar bonito que nem ela, daí, vai no popular mesmo e tudo bem – mas vou me controlar,  juro que vou.
 
Uma mulher deve ir ao ginecologista pelo menos uma vez ao ano. De preferência, de 6 em 6 meses, mesmo as virgens. A idade não importa, pois até meninas adolescentes devem tomar tal conduta. Têm que ir ao ginecologista todas as mulheres que tenham atividade sexual constante ou esporádica. Quanto mais idade, mais problema, portanto são imprescindíveis visitas periódicas ao ginecologista, ainda mais a partir de 40 anos. A idade vai chegando, colegas...
 
80, 70, 60, 50, 40, 30, 20 ou 14 anos, tanto faz, porque mulher é um bichinho danado pra ter problema... Se não é numa parte, é noutra. Assim sendo, nenhuma mulher, seja ela quem for, está livre de doenças ginecológicas, até mesmo aquelas que dizem que são sentem nada. Lembrem: muitas patologias em ginecologia podem ser totalmente assintomáticas, como o câncer de mama, do colo uterino e a osteoporose, por exemplo.
 
Não vou falar de doença, mas de algo muito importante que não se fala por aí: HIGIENE.

Não imaginam a quantidade de pessoas que não liga para limpeza. Nesse sentido, existem dois tipos de pessoas na categoria: as que são higiênicas com seu corpo e não ligam pro mundo exterior e as que são porquinhas com seu corpo e, por isso, alienadas com a higiene comunitária.
 
Vamos a um exemplo:
 
A mulher veio de casa, tomou banho, lavou até cabelo, e foi ao gineco. Só que ela não toma banho direito e o ginecologista descobre isso na hora do exame. Ela precisaria voltar à infância e ter uma mãe ou babá pra ensinar tudo de novo. E podem crer que muitas têm situação financeira boa e curso superior...

A mulher se posiciona na mesa ginecológica e sua primeira reação é cobrir a genitália com o lençol, que ali está apenas para um efeito psicológico, para não se sentir exposta. Da mesma forma, aquele roupão é para que não se sinta nua. Pois bem... Muitas cobrem a vulva na hora H. Com isso, contaminam as vestes. Suas mãos sujas vão passear mais tarde por todos os ambientes do recinto. Mãos que escondem o que deve ser examinado. Isso é educacional. Isso é psicológico. Isso é problemático!

Muitas têm piercings e tatuagens, o que devem ter doído muito para serem feitos, entretanto arrepiam-se em um simples exame ginecológico. Que isso, cara?...

Algumas falam que na hora do sexo tudo é válido, até dor, mas na hora do preventivo qualquer coisinha incomoda... Qual é, bicho?! Exame ginecológico normal nada dói, só na mente de gente neura.
 
Já houve casos em que a doctor viu cenas inacreditáveis, tipo mulheres limparem a perereca no roupão antes do exame (na frente dela!).  Pacientes que  lambuzaram o roupão na maior e mandaram ver, na cara de pau... Nojento isso...

Outros acontecimentos não tão incomuns no dia-a-dia vemos, como quando encontramos absorventes íntimos (usados) no chão, no ralo da pia ou no fundo do vaso sanitário. Enquanto algumas pacientes nem fazem xixi, por acharem que isso é sujo (é preciso urinar antes do exame), outras chegam arrasando o coreto e espalhando sujeirada por tudo quanto é canto.
 
À INICIAÇÃO. MANTENHAMOS INTACTA A SAÚDE MENTAL DA DOCTOR
 
Suas vulvas e adjacências sempre estão contaminadas. Podem parecer limpas para vocês, mas lembre que a paciente anterior pode ter feito as mesmas porcarias que pretendem fazer no local - e poderão ser contaminadas com algo dela.
 
Estamos sempre atentas às suas sujeiras, mas nem todas as suas peripécias podem ser detectadas ao longo de um dia de atendimento.  Algumas fazem tantas que nem ácido muriático resolveria tal displicência. Por isso usamos aqueles desinfetantes que matam qualquer coisa. É só avisarem tudo o que contaminaram...
 
Maçanetas, botões de descarga, pias, toalhas de pano, nada disso é confiável. Pessoas podem estar com doenças contagiosas. Lavem as mãos! Toalhas descartáveis e papéis higiênicos verão disponíveis (algumas até os roubam). E não os joguem no chão. Existem lixeiras às suas vistas. Os planos de saúde não pagam por isso. Não é em qualquer lugar que vão ter tanto respeito - portanto respeitem também.

Não sentem na privada, também não urinem fora dela, por favor... Em locais públicos a mulher tem que urinar em pé ou quase sentada, mas sem encostar no vaso. Isso é norma secular, mas, com isso, o xixi pode escorrer. Caso aconteça, avisem à atendente, que imediatamente irá desinfetar o local.
 
Lavem as mãos (REPITO) antes e depois de usarem o banheiro, tá bem? 
 
Não aceitem usar camisolas de pano. Se estiverem com roupas fáceis de levantar, fiquem com elas. É muito mais higiênico. Camisolas descartáveis são muito caras em grande quantidade, portanto é comum serem reutilizadas. O ideal é irem de vestidos ou saias. E não aceitem deitar em camas sem toalha de papel descartável.

Não se lavem na pia de consultório ou em duchas. Não espalhem germes. Lavem-se em casa ou no trabalho. Se isso for impossível, levem uma toalha e limpem-se com ela no tal banho de gato, mas sem contaminarem o banheiro, certo? Guardem-nas em suas bolsas em sacos plásticos. Não espalhem água contaminada pelo banheiro!
 
O QUE DEVEM LIMPAR
 
As mãos, os pés, toda a região perineal. ânus, axilas (de preferência, uma toalha pra cada coisa...). Escovem os dentes e a língua. C’est finite! Fedor e nhaca todo mundo tem, mas não é o gineco que tem que pagar o pato, certo?
 
Se deixaram algo sujo pingar no chão, avisem! A secretária está ali para isso mesmo! A limpeza é a qualquer hora do dia! Entendemos que isso possa acontecer, só não compreendemos que não avisem!
 
Se alguém quer evacuar, é no banheiro o lugar certo, mas, pelo amor de Deus, papel higiênico fora do saco de lixo é sacanagem...
 
Não ponham a mão na genitália na hora do exame. Se quiserem apontar algo para o médico, peçam uma espátula de madeira descartável. Vocês nunca pensaram que fossem tão contaminadas? Talvez não sejam, mas é melhor prevenir, pois em ambulatórios médicos todo cuidado é pouco.
 
Se estiverem com alguma doença de pele, se estão com febre ou algo que possa ser contagioso, avisem antes do exame. Nem por isso deixarão de ser atendidas. A doctor é imune a fedores e a doenças contagiosas. Não liga pra nada disso, podem crer. Ela só fica puta da vida com desleixo de paciente.
 
Quando alguém tem uma infecção e cheira mal, isso não é nenhum problema para o médico. Isso não dá nojo. Todos nós podemos acabar assim um dia. O que dá nojo é alguém não ligar para a sujeira que é causada por falta de higiene, e ainda por cima prejudicar os outros, expondo-os às suas caracas. É FALTA DE RESPEITO E CIVILIDADE.

Não precisam se raspar, se não é costume de vocês, Basta um belo banho, ok? Relações sexuais, obviamente, não devem acontecer uns dois dias antes da consulta.
 
E se vocês questionarem lá fora sobre a demora para serem atendidas lembrem que podemos estar limpando o local que serão examinadas.
 
OUTRAS SAFADEZAS:
 
Unha cortada no chão
Biscoitos e outros alimentos no chão ou móveis
Meleca "verde bandeira do Brasil" na parede ou em outros locais
Cabelos que espalham no chão de propósito
Sua impressão "pedal": sua patinha impressa na cadeira, na parede ou no sofá, feita com seu sapato.
 
PONTO PRINCIPAL:
 
Ninguém deve ficar constrangido em um consultório médico. A atendente tem que ter preparo suficiente para ajudar qualquer pessoa. Ela é a extensão do médico que está lá trabalhando.
 
FIQUE À VONTADE COMO SE FOSSE SUA CASA, DESDE QUE SUA CASA TENHA TANTA LIMPEZA QUANTO A NOSSA.
 
Propaganda do sabão cracrá.

http://www.clubedadonameno.com

Leila Marinho Lage
Enviado por Leila Marinho Lage em 31/03/2009
Alterado em 06/10/2009



Site do Escritor criado por Recanto das Letras