Clube da Menô

A minha vida só é possível incrementada!

Textos


SOCIOPATA OU PSICOPATA?
 
Para explicar o texto é preciso explicar de forma simples o que chamamos etimologia, o estudo das palavras:
 
Moral:
 
Pelo grego ou latim dá no mesmo e diz respeito aos costumes de uma sociedade. Quem não tem moral não segue os costumes preconizados pelos que vivem em seu meio. Quem não tem moral não segue o que é estabelecido como certo ou errado, decente ou aviltante, honesto ou desonesto. Ou seja: alguém que não segue o senso comum.
 
Personalidade:
 
Diz sobre as características psicológicas de quem age, pensa ou sente.
 
A palavra persona em latim significa pessoa, com traços particulares, o indivíduo. Também usada para simbolizar as máscaras gregas do teatro.
 
Sociedade:
 
Conjunto de seres que acatam regulamentos e se unem para o bem comum.
 
Psicológico:
 
É a atitude mental de uma pessoa.
 
Psíquico:
 
Tem a ver com alma, espírito.
 
Psiquiátrico:
 
Aquilo que é alienado ao comportamento comum do ser humano.
 
Patologia:
 
Vem do grego páthos, que é doença, e lógos, que é sinônimo de estudo. Patologia é o estudo de doenças. Sejam quais forem.
 
Sociopata:
 
Alguém indiferente aos seus direitos e deveres sociais. São doentes sociais.
 
Psicopata:
 
Pessoa com transtornos de personalidade e sem afeição, sem respeito ao outro ou a si mesmo, muitas vezes com comportamento perverso ou impulsivo e sem remorso pelos seus atos. Ou seja, amoral, sem moral.
 
Caráter:
 
É a característica de cada um. Palavra usada para exemplificar quem tem um bom comportamento psiclógico e social.
 
Pois bem... As coisas se confundem quando a gente ouve no telejornal que onze dias atrás uma menina de 12 anos foi estuprada num ônibus público, ao meio-dia, por um cara que entrou armado e a obrigou a ir para o banco traseiro. Lá ele cometeu o crime. Logo após abordou outra moça, que gritou e ele fugiu.
 
Os noticiários logo ficaram de prontidão, mas, mesmo assim, este sujeito ainda assaltou outras pessoas após o ocorrido. Hoje ele foi preso e eu ouvi isto no noticiário do Fantástico, da Rede de TV Globo, por poucos minutos.
 
Também ouvi que o indivíduo cumpriu 8 anos de alguma pena e estava solto, por liberdade condicional, e a liberdade aconteceu um dia antes de ele cometer o estupro, apesar de responder por outros crimes. Isto ocorreu num dos bairros mais elegantes do Rio de Janeiro, apesar de a vítima ser pobre...
 
Semanas atrás foi uma chuva de reportagem sobre um maluco que matou sua ex-namorada. Ele a sequestrou, junto com outros coleguinhas, e ficou com eles por alguns dias num apartamento. Ele agora cumpre 90 anos de prisão (porque a lei não deixa ser mais). Também atirou no rosto de outra menina etc, etc, etc, numa interminável sequência de erros cometidos por policiais e transmitidos pela televisão.
 
O pai da menina, que descobriram ser da milícia e agora cumpre pena num presídio, deu seu depoimento e disse que lamenta estar preso...
 
Que mundo horrível! Por que um psicopata saiu da prisão?! Será que o presídio estava tão lotado assim que acharam que aquele Zé Mané podia sair pra passear? Imagino quem acham que não pode!
 
Não existe psicólogo ou psiquiatra que valham nesses presídios. Não existe política ou políticos com MORAL nesses lugares. Na política não existe moral! Na constituição não existe CARÁTER! NÃO É ACEITÁVEL QUE UM PSICOPATA TENHA SIDO LIBERTADO E TENHA COMETIDO UM ESTUPRO NO DIA SEGUINTE! NÃO CONSIGO ENTENDER A REDE GLOBO DAR MAIS ESPAÇO AO OSCAR DO QUE NESTE DRAMA!
 
Eu queria ver se fosse a filha de um diretor famoso... Aí ia virar até história!
 
A família desta menina tem que processar a PREFEITURA, senão o GOVERNO! Mas, infelizmente, o que este animal causou não será jamais amenizado!
 
Lamentavelmente as pessoas passam todos os dias por injustiças e nem todos terão pelo menos 5 minutos de lembrança na midia. Sabem por quê? Porque o Big Brother, por exemplo, tá mostrando os rabos das meninas enclausuradas em uma mansão - e o povão paga pra ver isto, exatamente depois de ouvirem sobre a criança estuprada!
 
Não adianta mudar de canal, porque o que aconteceu já deu o “IBOPE” que tinha que dar, mas se eu fosse juíza, certamente ia sentenciar com os tolerados 90 anos de prisão este monstro, além de o colocar numa cela simples, muito simples, com coleguinhas iguais e piores que ele.

Aí, sim, ele ia saber o que é ser mulher!
 
Leila Marinho Lage
Rio, Domingo, 26 de fevereiro de 2012
http://www.clubedadonameno.com
 
 
 

Leila Marinho Lage
Enviado por Leila Marinho Lage em 26/02/2012
Alterado em 27/02/2012
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.



Site do Escritor criado por Recanto das Letras