Clube da Menô

A minha vida só é possível incrementada!

Textos


SÃO COSME E DAMIÃO, TENHAM PIEDADE DE NÓS

Nunca entendi a razão de pessoas desvairadas correrem atrás de saquinhos de confeitos no dia de São Cosme e São Damião, meus colegas.

Sempre detestei doces desde criança - fora tomate com açúcar, que eu comia escondida da minha mãe. Um dia fiquei amarela e ela me levou pro médico. Lembro do doutor Pizza dizendo:

"Ela não está doente com hepatite! Ela está amarela porque come alguma coisa que a deixa assim, encardida!".

Apanhei muito quando eu confessei que eu me escondia na cozinha pra catar tomate, colocar quilos de açúcar neles e comê-los. Com a idade descobri que eu gostava mesmo era do tomate.

Nos saquinhos de São Cosme e Damião que chegavam á minha casa, eu procurava só a Maria Mole e jogava o resto fora. Açúcar nunca foi um paladar bom pra mim. Quanto mais faziam doces, mais eu me esquivava. Até hoje sou obrigada a comer essas coisas em festinhas, pra agradar, mas a hora de cortar o bolo pra mim é um tormento.

Não tínhamos na família uma educação alimentar regrada. Se eu a tivesse, talvez fosse magrinha hoje. Agora faço dieta e passo fome pra perder 20 quilos. Se eu comer que nem todo mundo, engordo horrores. Desviei meu paladar pra coisas salgadas e deu no mesmo prejuízo...

Nossos adipócitos são definidos na INFÂNCIA. Entendam, mulheres, mães, que os docinhos e as friturinhas que embutem em suas crias vão matá-las pelo resto da vida. Nenhuma criança tem que passar jejum de nada, mas encarem a dieta regrada pra seus filhos com a mesma seriedade que os alfabetizam.

Solicito encarecidamente que não façam a mesma coisa desastrosa que fizeram em suas vidas. Aprendam junto com seus filhos que açúcar e gorduras hidrogenadas, aquelas coisas lindas de padaria, matam ao longo dos anos. Vão dar veneno para seus descendentes toda vez que comprarem potinhos ou saquinhos que lhes livram do fogão e do sacolão...
Leila Marinho Lage
Enviado por Leila Marinho Lage em 27/09/2016



Site do Escritor criado por Recanto das Letras