Clube da Menô

A minha vida só é possível incrementada!

Textos


O tempo muda e nos muda

Comentários de Dona Menô para o PPS "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades", em E-livros/ Power Point Slides.
Link abaixo.

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades
Por Luís de Camões

“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.”

Até aqui, tudo bem. O moço disse que a gente muda com o tempo, pra melhor ou pior...

“Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.”

Ele está sendo pessimista. Quis dizer que tudo que passa deixa um sentimento triste. Alguma coisa tipo TPM...

“O tempo cobre o chão de verde manto,” 

Eta tempinho danado que cobre a felicidade...

“Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.”

Chão verde, felicidade; coberto de neve, tristeza. O tempo cobre um e outro.
Eu não falei que era TPM?... Ele desabou em depressão!

“E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía.”

Soía, do verbo soer. Soer significa de hábito, de costume. Camões aqui percebe as fatais mudanças do tempo que mudaram seus conceitos e visão otimista da vida.

Por isso o pps tem flores no final. Elas representam mudanças, evolução. Elas morrem, porém já são lindas desde o botão. Eu e a doc pensamos em borboletas, mas estas nascem lagartas, feias. Geralmente na vida a coisa é o oposto.
Mando flores do meu século a Camões, que no século XVI, em seu tempo e a tempo, já sabia das coisas.
Só deixo um recadinho a ele e a todos: as flores renascem se possuírem raízes.

PPS:
http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/1102741


Leila Marinho Lage
Enviado por Leila Marinho Lage em 29/07/2008
Alterado em 22/02/2009
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.



Site do Escritor criado por Recanto das Letras