Clube da Menô

A minha vida só é possível incrementada!

Textos

Dois casos médicos

- Alô, doutora. Posso lhe incomodar?
- Pode...
- Eu fiz uma Ultra-Sonografia. Tá tudo bem, inclusive no Doppler do bebê e da placenta. O bebê está bem oxigenado. Nenhum problema foi detectado. 
- Que bom, mas por me ligou?
- Porque a médica disse que meu bebê tem circular de cordão!!!
- Isso é normal.
- Mas ela me disse que o cordão pode ser comprimido!!!
- A troco de que esta dona falou isso???
- Sei lá! Ela ficou falando que o bebê está com uma perna aqui a outra lá no espaço, que ele pode ficar tortinho e que a circular pode ser apertada e o bebê perder a oxigenação sanguínea!
- É mesmo?...
- Que que eu faço?!
- Bem, você não vai fazer nada - nem eu, pois, pelo que disse, o bebê está muito bem... Por outro lado, a médica também não fez absolutamente nada, a não ser lhe apavorar.
- Mas pode acontecer algo com o bebê?
- Raramente. Você está com 33 semanas. O cordão daqui a cinco minutos pode estar em outra posição. Mesmo que fique assim por todo o resto da gravidez, sua gestação pode evoluir normalmente . Se não tiver contrações, e já que vai fazer cesareana, não vejo problemas.
- Mas se acontecer alguma coisa de repente?!
- Bem, pode acontecer, mas geralmente não acontece.
- Estou preocupada...
- Vou te mandar fazer o que tem que ser feito: esqueça e continue seu pré-natal...

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ontem ouvi de uma paciente grávida, que tem um diagnóstico recente de um grave distúrbio de coagulação, que a hematologista disse: “Seu problema é grave. Pode sangrar até morrer... Sua médica é boa? Vou mandar um bilhetinho pra ela, mas acho que deve marcar uma consulta com o obstetra de nosso serviço....”.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

As duas profissionais mandaram as pacientes embora e acharam que fizeram a sua parte... profissional...


Leila Marinho Lage
25 de setembro de 2008

Leila Marinho Lage
Enviado por Leila Marinho Lage em 25/09/2008
Alterado em 25/09/2008
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.



Site do Escritor criado por Recanto das Letras