Clube da Menô

A minha vida só é possível incrementada!

Textos

Rubéola - Perguntas que não querem calar

Rubéola, febre amarela... Parece que o Brasil está mesmo se tornando um país de primeiro mundo com tanta vacinação... Eu só acrescentaria pequenas observações aqui discriminadas, caso eu fosse algo além de uma simples médica...

Deviam fazer também a campanha nacional contra a hepatite B e o vírus HPV, imunizando, assim, milhares de pessoas contra doenças que podem matar (e matam). Mas o custo da vacinação em massa contra essas doenças excederia a reserva do cofre destinado à saúde.

Num país onde se morre por desnutrição, ao mesmo tempo que jovens, quase crianças, são baleados em confrontos entre traficantes e polícia, quando até mesmo estes jovens são os bandidos, fica difícil sonhar com um povo mais saudável.

Milhares de mulheres morrem a cada ano por causa do HPV, o principal agente causador de câncer no colo do útero. A hepatite B leva outras milhares de pessoas a filas de transplante de fígado – quando levam, pois muitos pacientes não têm condições clínicas para o mesmo.

Há alguns anos eu vi uma propaganda sobre hepatite C. Era uma bela atriz falando sobre o risco de se adquirir esta virose (contato sexual; transmissão mãe-feto durante a gravidez; transfusão de sangue - as mesmas vias de transmissão da hepatite B e AIDS).

O alerta ficou por isso mesmo, pois não temos vacina contra hepatite C. Mas nunca vi campanha em massa para hepatite B, e temos vacina contra esta...

Quando eu recomendo a alguém a vacina contra hepatite B, tenho que fazer uma receita, se a paciente quiser ser imunizada num posto de saúde público. Chego a receber a recomendação deles para colocar a justificativa à tal vacina – é preciso estar no grupo de risco... Ainda bem que é vacina que consta atualmente como obrigatória para todos os recém-nascidos - eu acho...

Grupo de risco é toda pessoa mais exposta a uma doença. A maioria dos profissionais de saúde têm contato com sangue ou podem se picar com agulhas; profissionais do sexo se expõem; alguns doentes que são constantemente transfundidos, em condições propícias, devem ser vacinados. Quando eu não posso colocar uma paciente em nenhum grupo desses, não posso recomendar a vacina? Por que a vacina só está disponível para os jovens até 19 anos?

Uma vez que todo mundo transa, todo mundo é grupo de risco. Uma vez que qualquer pessoa pode precisar repentinamente de transfusão de sangue, todos nós somos grupos de risco...

Por que não há vacina para todos? Preço? Falta de pesquisa? Vontade política?

A vacinação contra o HPV é extremamente cara. Se todo mundo transa, todo mundo pode pegar HPV - homens mulheres - e se contaminar entre si. Se o vírus pode causar câncer tão facilmente (em proporção, é referente a uma cidade de pequeno porte ao ano), por que não vacinar as pessoas gratuitamente?... Se mulher está predisposta ao câncer por HPV, por que também não vacinar os homens? Eles transam...

Dizem: “Tem que vacinar. Não pode bobear! Vacine-se contra a rubéola!!! - e em qualquer dúvida, procure seu médico...".

Caso uma gestante seja inadvertidamente vacinada, uma vez o vírus é contraindicado na gravidez, o risco que o feto corre é ínfimo em relação ao risco de uma contaminação real, que é a rubéola congênita, quando a gestante pega a doença.

Se eu prescrevesse uma vacina contra rubéola para uma gestante ou uma possível futura gestante, será que me processariam?

Quem entra na fila tem que vacinar... Imaginem se exigisse nos postos de saúde um questionário prévio à administração da vacina. Vamos contar o tempo gasto no diálogo abaixo, travado num país surreal:

- A senhora sabe o risco que corre se estiver grávida?

- Eu corro riscos?...

- Sim... pequeno... mas corre...

- Quantos por cento?!

- Bem, pela literatura e pesquisas atuais, nenhum... Ou melhor, lendo bem, a senhora corre de 1 a 4 por cento, dependendo do trabalho científico da vez...

- Mas corro, né?... Na gravidez a gente não tem que tomar cuidado até com remédios comuns? Assim se explica em bulas...

- Não posso dizer que jamais poderá passar alguma doença ao seu bebê. Se fosse vacina inócua seria indicada na gravidez... Mas, veja bem, rubéola congênita leva a surdez, retardamento mental, malformação do...

- Por favor, eu já li o texto da doutora do ano passado.  Lembra da época dos jogos naquele país, que agora me foge à memória o nome? Poupe-me... Mas eu não acho que esteja grávida.

- A senhora tem certeza?!

- Não... A camisinha furou dias desses...

- Pode me dizer quando foi sua última menstruação? Posso fazer as contas da tabelinha...

- Não... Não lembro... Acho que foi num domingo aí, quando houve o campeonato na TV, com aquele time fabuloso...

- E seu marido estava na cama?!

- Sim, estava... E eu resolvi ficar também. Daí, no intervalo...

- Vou perguntar ao meu assistente: Zé Steinhagen, quando foi o dia que o Flamengo passou aquela vergonha?

- Doutor, não adianta perguntar a ninguém... Eu não lembro da minha última menstruação...

- Não se preocupe, senhora. A campanha irá durar por mais 15 dias. Aliás, a senhora pode se vacinar em qualquer época do ano! Temos a vacina o tempo todo para a população! Recomendo que a senhora volte menstruada. É a forma mais segura.
 
- Mas eu não menstruo regularmente, caro doutor. Tenho atrasos...

- Também não é problema, prezada cliente. Podemos lhe encaminhar ao laboratório e fará um Beta HCG, um teste de gravidez  no sangue. Mesmo assim, para sua tranquilidade, repetiremos uma semana após, desde que me prometa não se arriscar até lá...

- Quem se arrisca não sou eu, doutor... Meu marido é que me arrisca a uma gravidez não desejada o tempo todo.
 
- Devia usar um método contraceptivo...

- Sim, eu quero, mas agora eu só quero mesmo é me vacinar.

- A senhora já teve rubéola?

- Não sei...

- Porque, se já teve, não precisa se vacinar. Como há casos de insucesso com a vacina, posso lhe encaminhar ao laboratório para fazer um teste IgG antirubéola...

- Isso dirá se sou imune ou não?

- Sim, mas o resultado demora uns dois dias no mínimo, devido à demanda. Podemos agilizar o resultado se eu acessar a Internet aqui da minha sala de consultas...

- Eu acho que para baratear a coisa poderei voltar assim que menstruar...

- Se a senhora preferir... Mas não é nenhum inconveniente pedir tanto o Beta HCG quanto o teste de rubéola...

- O que acontece se eu engravidar imediatamente após a vacina?

- O mesmo risco que corre ao se vacinar até 12 semanas de gravidez.

- Devo esperar quanto tempo para engravidar após a vacina?

- Um mês, no mínimo...

- E se eu não for imune e pegar rubéola, estando grávida?

- Aí, seu risco será maior.

- Essa vacina não é obrigatória na infância?!

- Sim, é. Faz parte da tríplice viral (rubéola, caxumba e sarampo), mas algumas pessoas não ficam imunes à rubéola, entende?...

- Uma vez que eu tenha tido rubéola, ficaria imune pra vida toda?

- Algumas pessoas ao longo das décadas de vida podem perder essa imunidade, porém, muito raro.
 
- E se eu for imune e me vacinar de novo, há problema?

- Nenhum, senhora. Só será vacina jogada fora.

- Não seria mais fácil fazer teste de rubéola em todos?

- Não, senhora... Isso só serve para nossa nação surreal...

- Aproveitando a oportunidade, posso me vacinar contra hepatite B?

- Óbvio! Será bem-vinda! Esta é uma vacina recomendada para gestantes! Podemos inclusive saber, através de exame de sangue, se a senhora é imune - ou por vacina na infância ou por ter adquirido o vírus.

- Posso ter hepatite B sem saber?!

- Sim...

- Sem sentir nada?

- Sim...

- Posso ter complicações ao longo da vida?

- Algumas vezes, sim... É diferente da hepatite A, aquela que deixa todo mundo amarelinho, tem evolução mais branda e dá mais nos países lá de baixo... A hepatite B e a C são mais perigosas.

- E contra o HPV? Posso vacinar?

- Bem, quanto a esta vacina, deverá evitar a gravidez durante os meses da vacinação.  Não têm estudos durante a gestação. São feitas em três doses num período de seis meses. Deve evitar a gravidez por uns sete ou oito... Mas estará disponível para quando desejar começar...

- Bem, sendo assim, acho que vou dar uma passadinha lá na sala da clínica médica e fazer um check up.

- E não se esqueça de pegar os folhetos da campanha antifumo, antidroga e antiálcool...

- Álcool não é droga, doutor?...

- A senhora me pegou nessa... hahaha!!!

- A gente tem que rir de tudo, não é doutor?.. A vida já é tão difícil nos dias de hoje, não é?...

- É... Concordo em gênero (de país), número (de pessoas) e grau (de ignorância)...

Leila Marinho Lage
http://www.clubedadonameno.com
Leila Marinho Lage
Enviado por Leila Marinho Lage em 30/09/2008
Alterado em 30/09/2008
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.



Site do Escritor criado por Recanto das Letras