Clube da Menô

A minha vida só é possível incrementada!

Textos

Abraços Fraternos...
Liberté, Egalité, Fraternité

Estou estudando francês por motivos profissionais. Hoje parei tudo para averiguar como realmente se escrevia a palavra egualité (igualdade). Mas o que me fez escrever foi a palavra fraternité.

O que é fraternidade? Vamos ao dicionário:

"Parentesco de irmãos; irmandade, amor ao próximo. A igreja católica transformou a palavra em caridade [...]".

Pela liberdade, fraternidade e igualdade muitos foram guilhotinados na Revolução Francesa. A tríade do amor ao próximo...

Volto aos tempos modernos para ver como esta palavra – fraternidade- tem sido utilizada. Recorro ao meio de comunicação social que mais está em voga: Internet.

Ao se despedir de alguém, o outro diz: “Beijos fraternos”. Eu mesma já recebi muitos beijos fraternos de discípulos de Judas, mas não vem ao caso.

A expressão tem sido utilizada da mesma forma que “beijo no coração”: uma coisa ridícula que rola na Internet. Expressões que se repetem e que fazem parte da anticultura nacional.

Acho que escrever “NAUM”, "BOM FDS" ou "LOL" (laughing out loud, rolando de rir), são admissíveis, desde que não caiam na imbecilidade do não saber escrever corretamente.

Beijos fraternos ou abraços fraternos são, a meu ver, saudações:

1 - Deselegantes e de gente de pouca cultura, macaquinhos da Internet.

2 - Cínicas - não dizem o que realmente a pessoa do lado de lá está sentindo por você.

Alguém aí já deu um abraço fraterno em alguém este ano?
 
Alguém já deu a mão a alguém que precisava de seu apoio?

Alguém já deixou de comer o seu pão para que o amigo do abraço fraterno pudesse comer como você? Ou amar? Ou rir? Ou ser feliz? Ou ter paz?

Alguém já se dispôs a olhar para o lado e amar de verdade, sem interesses, sem discriminação, sem fantasias ou sem sacanagem?

Alguém por aí já se deu conta que a única coisa que nos salva e nos resguarda da desgraça é a fraternidade?

Ao se despedirem, sugiro que usem “cordialmente”. “Cordialmente” até o nosso maior inimigo pode usar. Pode-se matar cordialmente, mas mata-se sinceramente.

Fraternidade é o must de nossa semântica. Para mim é palavra sagrada, mais que a palavra Deus, pois não existe Deus aonde não houver a verdadeira fraternidade.

Quando eu leio “Abraços Fraternos, minha amiga”, vou averiguar de quem é. Geralmente vem de gente que não me ama, nem gosta de mim, nem me conhece, pois, senão, não falaria assim.

Fraternidade, amor, amizade sincera – só alguns têm a honra de dar e receber.

Beijão aos amigos, cordialmente aos conhecidos e abraços fraternos aos outros.

Leila Marinho Lage
http://www.clubedadonameno.com

Leila Marinho Lage
Enviado por Leila Marinho Lage em 14/10/2008
Alterado em 12/10/2009
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.



Site do Escritor criado por Recanto das Letras