Clube da Menô

A minha vida só é possível incrementada!

Textos

Yahoo e a Pantera Cor-de-Rosa

Gente, eu venho por meio desta avisar que eu pensava mal de alguns colegas. É que apesar de eu não me comunicar com quase ninguém por aqui, é comum algum comentário e percebi que eles não apareciam no meu e-mail do Yahoo (enviados automaticamente), nem como SPAM.

Somente hoje percebi uma mensagem desta página dizendo que estão com problemas com este servidor. Procurei por comentários e achei vários, inclusive dos amigos para quem escrevi atualmente. Eu estava chateada que não me respondiam! Pensei: "Poxa, que gente mal educada!".

Quero me redimir...

Eu guardo atualmente o tempo que me resta além do trabalho para me dedicar ao site. Pra que tenham uma idéia, a dificuldade que mais tenho até hoje é me convencer de que um texto está bom... Eu o refaço algumas vezes. Passo algumas horas ou dias fuçando erros. Afinal, não sou nenhuma letrada.

Gramática da língua portuguesa é fo...ra de série. Dizem que a língua japonesa e chinesa são terríveis, aqueles símbolos, e que passam a vida toda aprendendo. Eu acho que o português não fica atrás, não...

Só esta semana eu descobri que "porém, contudo e entretanto", escritos no meio de uma frase, podem vir sem vírgula, dependendo do sentido... Ai, meu Deus! Vou ter que corrigir centenas de textos!

E quando a gente consegue memorizar uma regra, uma concordância, a posição de uma vírgula, aquilo que aprendemos desde jovem, vem a nova ortografia... Fico de cabelos em pé, principalmente com os hífens! Odeio hífens!

O meu segundo problema é trabalhar num site que não tem motor, que é movido a cavalo. Eu trabalho atualmente sem técnico programador. Só vou poder melhorar o meu site quando eu tiver grana, bastante grana para achar uns profissionais bons, hábeis e que não me explorem. O que é feito dentro dele é à custa exclusivamente do meu sacrifício. Fora que eu tenho que encarar as artimanhas do servidor (como até o Recanto das Letras deve fazer).

Imaginem o que é passar uma semana ou mais fazendo formatações, textos, estudando (estudo profundamente todos os temas que publico, mesmo que seja para escrever três linhas sobre um assunto). Tenho receio, principalmente no que diz respeito à medicina, de escrever algo errado, desatualizado ou que vá contra a ética. Até mesmo assuntos com os quais lido diariamente precisam ser checados.

Aí, no dia de enviar, toda feliz, a atualização em massa, a merda do servidor envia com erro. Muitos não recebem e ainda dizem pra mim que é erro de programação do meu site (mesmo que eu tenha certeza absoluta do contrário).

Tudo é pago. Não tenho um "blogger de grátis". Quanto mais sofisticação a gente quer, mais eles nos convencem de que precisamos passar para um plano mais caro, pois, mesmo que tenhamos direito ao serviço tal, "este não é garantido” (sic) etc, etc, etc. Eu dou uma porrada na mesa e vou dormir, pra tentar em outro dia, ou até mesmo de madrugada... A gente paga o mico quando sai algo errado e muitos escrevem dizendo que algo não funciona, que eu devia mudar isso e aquilo... Infelizmente eu sei - mas não posso fazer - o que é preciso ser modificado...

Preciso de um patrocinador!!! Mas quem hoje está a fim de pagar alguma coisa, heim???

"Bom" mesmo é quando no meio do maior trabalho, em plena madrugada, alguém liga: ""Dotora"..., desculpa, mas a bolsa arrebentou...". E lá eu vou para enfrentar assaltantes, blitz falsa, o esgotamento físico e vestir o jaleco.
 
Por muitas vezes durante uma cirurgia eu já bolei vários poeminhas, principalmente os de humor, pois essa vida é uma comédia. Comédia maior é saber que o que eu vou ganhar fica aquém das expectativas de um cidadão honesto.

Apesar de eu quase não escrever para os meus amigos mais chegados, tanto daqui do Recanto, quanto de outros espaços, fico na esperança que estejam me lendo e sabendo de mim através dos meus textos e do envio das atualizações. Sempre penso em algum momento que "fulana vai gostar disso", "cicrano vai rir com isso" e por aí vai.

Escrevo para gente que nem conheço, não só para os amigos. Muitos diariamente abrem minhas coisas e a responsabilidade é muita. Sei que muitos estão lá com intenções várias, nem sempre elogiáveis, mas sei, também, que alguns até precisam ler certas coisas e esperam por isso.

Um dia desses eu me emocionei com uma leitora. Ela sofre de um mal invalidante e progressivo e me pedia para eu estudar e me informar sobre sua doença, a fim de descobrir novidades a respeito do tratamento. Até hoje eu não tive tempo de consultar os colegas especialistas, mas ela está lá, esperando.

Um dia, acho que em julho passado, fiz um comentário sobre a Pantera Cor-de-Rosa, aquela personagem desenhada por Friz Freleng e David DePatie, para a abertura do filme do mesmo nome (direção Blake Edwards), gravado pela primeira vez em 1963, que virou uma série e depois desenho animado. Fiz apenas um comentário em uma atualização e enviei um PPS com música de Henry Mancini. Como eu já tinha registrado gente debochando de mim em recados recebidos através do site, o título do e-mail foi: "A Pantera tá mansa".

Pois bem... Recebi de uma "leitora" uma poesia em minha homenagem. Para que saibam o quanto a gente se depara com pessoas de tudo que é espécie, e para saberem quanta gente vive à espreita do mal-querer, repasso a vocês tal dedicatória. Omito a autoria, pois pode prejudicar homônimos.

MANSA PANTERA

A pantera hoje é mansa
Anda calma como criança
Pois a dor sempre foi sua amiga
Muito velha conhecida...

A pantera mansa deve ficar
Pois a estrada se acabou
E os sonhos voaram no ar!
Não há mais com que se preocupar...

Não há mais motivo pra lutar...
Agora é a vida aceitar,
Sem brigas nem ressentimentos,
Viver em seu canto os simples momentos
!

Leila Marinho Lage
Enviado por Leila Marinho Lage em 16/12/2008
Alterado em 19/12/2008
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.



Site do Escritor criado por Recanto das Letras