Clube da Menô

A minha vida só é possível incrementada!

Textos


Erros básicos que cometemos na cozinha.
Básicos? Erros?


Recebi um e-mail com dicas para se corrigir erros básicos que cometemos em nossa casa, mais especificamente na cozinha. Como dona de casa que sou, passo aqui minhas considerações.

Vamos ao texto (entre aspas):

Erros básicos que cometemos em casa e que trazem grandes prejuízos à nossa saúde:

Especializado em Saúde Pública e em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Engenharia da Qualidade pela Universidade de São Paulo (USP), Roberto Figueiredo, autor de diversos livros que tratam sobre os perigos dos alimentos contaminados dá dicas sobre cuidados que devemos tomar no nosso dia-a-dia.

Confira:

“1. Carne debaixo da torneira




Erro: A água fará com que as bactérias penetrem mais ainda, aumentando o risco de contaminação. Além disso, a carne tende a ficar esbranquiçada, perdendo os nutrientes. Debaixo da torneira, só peixes, para retirar as escamas e a barrigada”.

Não concordo!!! Falam o mesmo de ovo. Dizem que ovo, ao ser lavado, faz penetrar bactérias pela casca porosa. Só que a casca vem extremamente contaminada, não só da cloaca da galinha, mas de tudo quanto é lugar até chegar às nossas mãos. A principal contaminação é por salmonelose. Não se deve imergir ovo em uma bacia de água, mas é imprescindível lavá-lo com água corrente e depois secá-lo.

Com a carne é o mesmo. A carne, principalmente a vermelha e de porco, traz vários patógenos à saúde. Os manipuladores de uma peça de carne não vão ter higiene neste preparo, portanto, a superfície da carne que compramos está contaminada com muitos microrganismos extras.

É conveniente lavar a carne, sim - o que for possível lavar. A cor branca que se forma com a água não faz perder proteína do interior. Por outro lado, qualquer cozimento ou fritura, isto sim, faz degradar proteínas. No entanto, ninguém deve comer carne crua ou mal passada, principalmente por causa de toxoplasmose e taeníase.

Outra coisa ruim é guardar carnes, mesmo em freezers, sem lavar aquela bandejinha de supermercado que as embala. A superfície da bandeja está suja com tudo que se possa imaginar.

“2. Muito detergente na esponja




Erro: É comum encharcarmos a esponja com detergente líquido, o que é um erro. Como normalmente não é possível usar todo o detergente que ficou preso na esponja, o resto é sempre usado na próxima lavagem. Aí está o grande problema. Além do detergente, também fica acumulado resto de alimentos, que podem no futuro trazer problemas à saúde.

Para se ter uma idéia, apenas oito gotas de detergente já são suficientes, para um litro de água”.

Eu acho que o colega não é muito chegado a uma cozinha... Não se tem efeito detergente, adstringente, colocando-se poucas gotas de detergente num
montão de água. Quero ver lavar um copo engordurado desta forma!

Utilizar água corrente e a mão, além de muito detergente, é a melhor forma de lavar a maioria dos pratos e talheres.

Concordo com o que dizem a respeito de esponja. Esta guarda muitos detritos e germes em suas fibras. Por isso é que dona de casa demora tanto pra lavar louça: ela fica tentando tirar a espuma da esponja, depois de usá-las, - pelo menos eu...

O certo é tirar o máximo de espuma, depois deixar a esponja imersa em algum desinfetante bem forte (coisa rara nos produtos que compramos, a maioria misturados com água, que nunca tem a quantidade de agentes que dizem), depois lavar de novo a esponja com água pura e a deixar secando.

Eu acho que o sabão em pó ainda é ideal para a imersão de esponjas e panos de limpeza da pia (separadamente). Eu até uso sabão em pó nas panelas muito sujas.

Não esqueçam: esponja é que nem escova de dentes, as duas devem ser substituídas com frequência.
 
E lembrem que a esponja de aço causa o mesmo dano à saúde - guarda bactérias. Não a guarde em potes com água, com a intenção de não produzir ferrugem. Como o ar a enferruja, uma dica é  escondê-la num pote de sabão em pasta, sem contato com o ar. De preferência, troque por uma nova a cada uso.


“3. Tábua de carne de madeira



Erro: Boa parte das donas de casa utilizam tábua de carne de madeira. Grande erro! Na tábua de madeira as bactérias encontram o ambiente ideal para se proliferar. Procure sempre usar tábuas de plástico”.

Isso é verdade, ainda mais quando não se tem a inteligência de escovar a tábua de madeira e colocar desinfetantes com cloro, tipo esses chamados tira-limo. Se não sabem ou não querem ter este trabalho, esqueçam de tábua de madeira.

Mas, venhamos e convenhamos, tábua de plástico também adquire ranhaduras que conservam germes, além de ser horrível para o corte de alimentos!

A minha tábua de madeira é branquinha e já tem anos. Não tenho nenhum pudor em usá-la. Uma outra opção é tábua de vidro.

“4. Recipientes na geladeira, só destampado




Erro: Naturalmente quando colocamos um alimento na geladeira, costumamos fazê-lo em um recipiente fechado. O problema está no fato de que vai demorar mais tempo para resfriar o alimento, fazendo com que as bactérias tenham tempo suficiente para fazer a festa! O ideal é colocar tudo destampado e só depois de mais ou menos duas horas tampar”.

Confirmo o que disse, em parte. Se foi mesmo este escritor o autor destas dicas, tá por fora...

Se o alimento está quente e deve ser guardado na geladeira, para que não sofra degradação e putrefação, basicamente devemos colocá-lo em banho-maria, com água gelada, ora!

Colocar algo destampado na geladeira pode facilitar a contaminação acidental do
alimento, através de garrafas, líquidos, legumes, verduras e tantas coisas mais.

E imaginem, então, deixarmos um prato de peixe cozido destampado... Que se dane o cheiro que vai ficar na geladeira, né? Depois ele deve dizer para se colocar uma maçã ou limão abertos no interior da geladeira pra  se tirar o odor, e tudo bem. Vai ficar com cheiro de peixe com maçã...

Que coisa! Não quero jantar na casa dele não!

“5. Leite condensado guardado na lata, nunca!



Erro: Quase todo mundo guarda a lata de leite condensado na geladeira, depois de aberta. O ideal é guardar o restante em um recipiente de plástico ou vidro, e sempre servir com uma colher. Os dois furinhos feitos na lata só servem para fazer com que, em um deles, entrem diversas bactérias”.

Ah! Agora ele acertou em cheio! Ainda bem! Deve ter feito isso muito quando criança...

Vamos lá!

Leite condensado é osmótico para os intestinos. Mais ou menos como água de um lado e sal do outro - puxa água. E o sistema biliar trabalha em dobro pra digerir tanta gordura e açúcar. Resultado: piriri. Portanto, em primeiro lugar, leite condensado puro faz mal à saúde das pessoas.

Depois de aberto, deve-se guardar QUALQUER alimento enlatado em recipientes de vidro. Estes devem ser consumidos em muito pouco tempo, pois estarão em contato com o ar e bactérias. Os conservantes, outro veneno, não os protegerão mais.

Leite condensado na lata, que é bebido, ou melhor, mamado, só se for de uma vez só, pra fazer logo uma lavagem intestinal, pois após bebermos só um pouquinho e o levarmos  o resto pra geladeira, as bactérias nojentas que temos na boca vão se colonizar no leite condensado.

Isso serve também pra garrafa de água, refrigerantes e tudo mais que os porquinhos bebem e devolvem pra geladeira. Poderão se autocontaminar com suas bactérias, que ficarão fortinhas, todas robustas com o que beberam, no caso, o leite condensado (meio de cultura), e vão voltar mais tarde ao corpo de origem, agora em maior número.

Uma outra coisa muito interessante, que ninguém ou quase ni guém liga, e foi comentada, é furar uma lata suja por fora, que serve para leite condensado, azeite, sardinha em conserva etc.

“6. Formigas são pequenas, mas não devem ser ignoradas

 
Erro: Consumir doces que foram atacados por formigas. As formigas são consideradas até maiores agentes transmissores de bactérias que a barata, pois elas consomem os restos mortais dos insetos, além de passearem por todos os cantos sujos da casa. Doce com formiga deve ser jogado fora”.

Verdade absoluta. Formiga come bicho morto, mas, pelo que sei, barata também come... Formiga passeia em coisas podres e no esgoto, da mesma forma que a barata.

O curioso da formiga é que a colônia de formigas, quando afugentada de um lugar, forma outra trilha. É um inferno na cozinha e na casa.
 
Existem venenos em gel MARAVILHOSOS, caros, mas maravilhosos, que acabam com ela. É só procurarem.

As firmas de dedetização não garantem exterminação completa, justamente porque elas são inteligentíssimas, mas naquela lojinha lá no subúrbio você encontrará o tal gelzinho que vai matá-las...
 
Qualquer pedacinho de comida, qualquer casquinha no chão, é chamariz de formigas. Lavar o chão da cozinha, limpar a mesa e a pia é a primeira regra. Não deixar nenhuma panela destampada é a outra, não só com alimentos doces.

Atenção: formiga não transita apenas em cantos sujos da casa! Elas podem fazer ninhos em qualquer fresta, inclusive de janelas e portas! De repente a gente encontra uma procissão delas, até no banheiro ou na sala.

Quem quiser que discorde. Aqui falei mais como dona de casa, não como médica.
 
Leila Marinho Lage
16 de março de 2009
Leila Marinho Lage
Enviado por Leila Marinho Lage em 16/03/2009
Alterado em 29/09/2009



Site do Escritor criado por Recanto das Letras