Clube da Menô

A minha vida só é possível incrementada!

Textos


Cozinha não é chiqueiro

Oi, amigos! Aqui é Dona Menô!
 
Tenho só 15 minutos pra escrever pra vocês. É que to com feijão no fogo... Um dia ainda escrevo sobre feijão... Por hora, to escutando Ray Conniff (Besame mucho) e antenada lá na fumaça da panela de pressão...
 
A doctor anda tomando meu lugar e falando de cozinha, né? Pois é... Estamos trocando de lugar. Nessa semana que passou eu dei uma de dondoca e ela se ferrou! Até na CADEG ela foi. Imaginem pra quê?... Dou um doce de chocolate com pimenta pra quem adivinhar...
 
Ela foi tirar fotos de legumes, verduras e frutas, com direito a umas fotinhos de flores, que até serviram para o PPS da Enya... Depois fez uma esticada em umas feiras da redondeza. Mas isso também é outra história que dará horas de estudo e redação...
 
Eu quero mesmo é complementar o assunto sobre OS ERROS QUE COMETEMOS NA COZINHA, texto já divulgado. Bem, o tema é HIGIENE na cozinha e dou um recadinho básico aos colegas:
 
Nós molhamos a mão o tempo todo; sujamos com tudo que se possa imaginar quando estamos na cozinha. Bem, lavar as mãos e usar panos de prato limpos são a primeira providência. Ter unhas limpas é outra...
 
Mas o que me emputece é a falta de consciência de certas donas... de casa... Vocês já viram a roupa de uma cozinheira? Observem seu vestido ou calça comprida, ou seja lá o que vestem. Mais especificamente nos quadris e no traseiro. Pois bem, se estiverem molhados ou sujos, elas se limpam na roupa e vamu que vamu fazer comida! Bunda não é toalha. E podem ter certeza de que nem lavar as mãos lavaram!
 
Outra coisa nojenta, e acontece até em restaurantes, é provar a comida com a mesma colher que, a seguir, vai pra panela. Vão dizer que não acontece? É ruim, heim!
 
Só vou dar uma idéia: certos vermes que povoam nosso intestino fazem o ciclo pulmonar. Ou seja, podemos adquirir ovos de vermes através da boca de alguém. Os bichinhos microscópicos andam pelo sangue, vão ao pulmão e passam pra boca. Fora que é simplesmente asqueroso imaginar que estamos engolindo bactérias da baba de alguém...
 
Outra coisa muito, mas muitíssimo importante: não passem as mãos “nas partes” sem as lavarem depois, se querem fazer um cachorro quente pro pessoal, tá?
 
Quem não tem competência não se estabelece. Cozinha é pra gente INTELIGENTE.
 
 
http://www.clubedadonameno.com

Leila Marinho Lage
Enviado por Leila Marinho Lage em 22/03/2009
Alterado em 05/10/2009



Site do Escritor criado por Recanto das Letras