Clube da Menô

A minha vida só é possível incrementada!

Textos


Sherlock Holmes na ginecologia
(Alfredo!)

Uma mulher está na menopausa quando seus hormônios femininos não são suficientes para induzir uma menstruação. Isso ocorre depois de um ano ou mais de ausência menstrual. Pode variar de pessoa para pessoa, mas o fenômeno (natural) acontece aos 50 anos (em média).

Todo sangramento que ocorrer por via vaginal depois que se instala definitivamente a menopausa, confirmada por exames laboratoriais e pela história menstrual da pessoa, deve ser pesquisado.

Existem várias causas para sangramento por via vaginal em mulheres que pararam de menstruar naturalmente, mas a hipótese mais comum (e preocupante) é de um câncer na cavidade uterina, câncer de endométrio, que evolui lentamente e assintomaticamente, até acontecer, na maioria das vezes, um sangramento por via vaginal, mesmo de pequena monta.

Mas o texto não é um artigo médico, muito menos é um texto lá muito sério. Aqui relato um acontecimento, no mínimo exótico, sobre o assunto. Comento diálogos, sem comentar sobre a pessoa, se bem que, certamente, isso já aconteceu ou acontece com um montão de gente  por aí.

Em vermelho, a médica. Em azul, a paciente:

- Doutora, eu estou sangrando todos os dias...

- Por onde?!

- Por lá! (apontando pra seu ventre).

- Pela vagina, é isso?

- Sim...

- Conte-me mais sobre o que acontece. Quando e como observa isso?

- Toda hora que eu faço xixi! Boto absorvente e não vejo sangrar, mas quando faço xixi vejo sangue no papel. Sempre!

- Sente dor ao urinar ou algo diferente na micção ou no abdome?

- Nadinha.Urino bem, sem dor, e não sinto nada na barriga.

- Como sabe que o sangue é da vagina, se só acontece quando urina?...

- Pela posição e porque todo dia eu urino num frasquinho, e sai limpo. Só acontece quando eu seco a perereca!

- Sim, mas temos orifícios no períneo: ânus, vagina e uretra (por onde urinamos e fica bem perto do orifício vaginal).

- É da vagina, eu sei!

- Então vamos investigar, e muito...

Pedi exames laboratoriais, ultra-sonografia transvaginal, ultra-sonografia de vias urinárias, exame de urina. Nada...

Eu ia pedir uma tomografia, mas antes achei por bem encaminhá-la para um proctologista, pois o sangramento podia ser de origem intestinal ou anal.

Mil exames, colonoscopia e o escambal... E nada. Tudo normal...

Antes de pedir tomografia ou ressonância magnética, indiquei fazer uma histeroscopia - visualização da cavidade uterina por uma fibra ótica. Pode-se até retirar um fragmento do tecido para estudo de câncer e outras doenças.

Nada... Tudo normal e compatível com menopausa, como também estavam negativos todos os exames laboratoriais, inclusive marcadores para câncer. Nada...

Sua pressão era normal, portanto não podia estar sangrando por causa de um pico hipertensivo. Ela não tinha nenhum problema de coagulação. Não tinha nenhuma infecção ou nenhuma alteração em vagina, no colo uterino ou na vulva. A paciente não tomava nenhuma medicação que deixasse a urina colorida e pudesse, por isso, confundi-la. Nada...

- E, aí, doutora? O que tenho?

Eu já estava preste a jogar meu diploma através da janela ou a acreditar que aquela senhora era pirada, mas como eu deixo esta hipótese sempre por último, resolvi continuar com a investigação.

Lembrei de um caso que aconteceu há uns 20 anos, quando uma mulher disse que não engravidava nem a pau - quero dizer, não engravidava... Eu fiz tudo quanto era pesquisa, até que um dia descobri que ela fazia lavagens vaginais imediatamente após o coito ("Por questão de higiene, doutora..."). Na primeira relação sexual sem lavagem posterior, ela engravidou, após 12 anos de tentativas...

Que coisa, né? E há gente por aí engravidando sem querer, mesmo com todos os ditos cuidados... Existe por aí um jovem (dentre muitos) que foi feito (basicamente) por mim...

Pensando no básico, comecei de novo a anamnese com aquela paciente que sangrava todos os dias, e eu não sabia por onde.

- Quando a senhora foi ao oftalmo pela última vez?

- Tá pensando que sou cega, é? Eu fui no mês passado! E estou com meus óculos perfeitos.

- Sim, eu entendo... A senhora os usa quando e em que situações?


- Qual é? Pensa que vejo miragens?

"Responda!", perguntei, como que naqueles filmes onde o suspeito de um crime está com um lustre balançante sobre sua cabeça, numa sala vazia, ao som de uma gota absurdamente intermitente, vinda de uma bica, enquanto  permanece sentado diante de uma mesa, algemado, de frente para um detetive idiota de terno e chapéu de feltro, baforando fumaça de cigarro na cara dele, interrogando-o por torturantes horas...

- Bem, eu uso óculos para ler e escrever Atualmente os uso para ler receitas em pacotes de bolo semipronto e potes de creme de leite...

- Seus óculos são apenas para perto???

- Não, São multifocais, pra longe e perto...

- Por que não os usa para fazer xixi?

- Porque não preciso estar enxergando para mijar, ora!

- Aí é que a senhora erra! Sempre precisamos observar nossos dejetos!

- Como assim?...

- Observar a cor das fezes, da urina e o papel higiênico após seu uso!

- É mesmo?... Mas eu consigo ver...


- Na penumbra do banheiro, sonada ou distraída??? E tendo presbiopia?

- O que é isso - presbiopia?...

- Deixa pra lá, amiga. É coisa da idade. Agora responda-me se compra papel higiênico com aquelas flores e desenhos, e se são amarelados, salmão, vermelho ou cor-de-rosa...


- Como a senhora adivinhou?!

- Porque depois de examinar seu corpo todo e enfiar canudos em tudo quanto foi lugar, eu posso dar uma de Scherlock Holmes, coisa que eu devia fazer antes de começar a ser invasiva...

- O que é ser invasiva?

- Aquilo que o nome diz: invadir o corpo para fuçar aquilo que não sabemos o que é e não sabemos por que acontece. Vale a pena na sua idade, pois nenhum médico pode ACHAR. Ele tem que comprovar que a senhora está bem, que não tem nada.

- Eu não tenho nada? Então por que eu sangro todos os dias?

- A senhora não deve estar sangrando. Os desenhos do papel higiênico, em contato com a urina, se acentuam. Principalmente à meia-luz, seja de que cor for, pode ficar semelhante a sangue.

Use óculos e verifique isso em casa. De preferência, após esta investigação, troque o papel por um de cor branca que nem uma nuvem.


Scherlock Holmes resolveu mais um desafio. Tudo foi confirmado e nunca mais ela "sangrou" ao urinar...

OBS:

Há uns 35 anos havia um comercial sobre o papel higiênico NEVE (produto até hoje comercializado), com toque de seda, onde um menino pedia socorro para seu mordomo ALFREDO, que vinha com o papel numa bandeja. Um dos comerciais que mais marcaram a propaganda e o marketing do Brasil. 

Eu era apaixonada por comerciais e desisti de fazer publicidade para exercer medicina. Talvez um erro...


Leila Marinho Lage

http://www.clubedadonameno..com


Leila Marinho Lage
Enviado por Leila Marinho Lage em 11/04/2009
Alterado em 06/10/2009



Site do Escritor criado por Recanto das Letras