Clube da Menô

A minha vida só é possível incrementada!

Textos

 ROSA - Karaoke à moda antiga

Vejam a apresentação em Power Point Slides chamada ROSA” (com Marisa Monte). Está em E-livros, neste link:
http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/1675961


Usem o dedinho. Como o meu programa do Office está dando pau e não sincroniza legenda com voz, decidi formatar esta apresentação repassando a dificuldade a vocês, leitores, que terão que cantar o karaoke clicando em cada slide...

Comentário:

Seresta ou serenata?

Como o nome diz, serenata é cantada no sereno, mais especificamente, à noite. Seresta é um estilo musical.

Seresta ou serenata, lamentavelmente, estão esquecidas, a não ser em Conservatória, distrito da cidade de Valença, no estado do Rio de Janeiro.

Decidi melhorar a formatação de um pps com a música Rosa, com melodia de Pixinguinha, composta em 1917. A letra surgiu anos depois, talvez em 1922, e é de um mecânico humilde chamado Otávio de Souza, falecido muito precocemente. Ele era sabem de aonde? Do Méier, minha terra!


Observei alguns erros gramaticais, porém a valsa é uma poesia, e na poesia permite-se tudo. É na poesia que traduzimos nossos sentimentos. Temos que tirar o chapéu para a genialidade dos autores.

Quem é que nunca sonhou com uma serenata? Quem é que nunca sonhou em ter seu amado fazendo papel de idiota do outro lado da janela, heim? E qual é o homem que nunca sentiu vontade de cantar pra uma mulher, despindo-se de sua autocrítica e vestindo-se de pavão, heim?...

As serenatas ao luar não estão em voga, mas de muitas formas as pessoas relembram e imitam o romantismo de outrora, e sempre existirão os apaixonados e os bobos enquanto houver natureza humana. Seja num pps, seja numa cartinha em e-mail e em qualquer via de comunicação virtual, seja na esquina ou no trabalho, seja só em sonhos, todos têm momentos de romantismo e carinho.

Esta música só foi realmente conhecida uns vinte anos depois na voz de Orlando Silva. Também foi tema musical em uma campanha publicitária do O Boticário tempos atrás. Alguém lembra? Foi lindamente interpretada por Luiz Melodia e Maria Bethânia e o antológico Carlos Galhardo.

Cada cantor que já gravou a música fez de uma forma. Na Internet eu encontrei a letra  escrita com absurdos  ortográficos. Publiquei a letra conforme a gravação de Marisa Monte, e não como canta Orlando Silva, pois daria mil interpretações gramaticais, e acho que o autor da letra não tinha tantas pretensões assim.

Eu tentei dar a pontuação que achei mais adequada. Quem tiver a letra original, dá pra me enviar?

Momento histórico:

A valsa surgiu no século XV, na Alemanha, mas só passou a circular através da Europa a partir do século XIX. A Família Real Portuguesa a trouxe para o Brasil em 1808.

Leila Marinho Lage
http://www.clubedadonameno.com

 
Leila Marinho Lage
Enviado por Leila Marinho Lage em 19/06/2009
Alterado em 08/07/2009



Site do Escritor criado por Recanto das Letras