Clube da Menô

A minha vida só é possível incrementada!

Textos


Gripe suína, bovina, equina... Bem, como sou médica, eu sou cobrada o tempo todo por não ter escrito ainda sobre a gripe suína, dando a minha impressão sobre o caso.

Seria muito fácil copiar coisas do Ministério da Saúde ou algum texto médico rodando por aí. Seria muito bacana. Eu faria o meu papel social. Mas eu me restrinjo (ainda) a observar e entender o que acontece (mais especificamente no Rio de Janeiro).

Talvez depois da epidemia acabar, o que vai acontecer em setembro, talvez, eu fale sobre o assunto.

Só uma advertência eu gostaria de fazer: a profilaxia através da alimentação. E isso não serve somente para gripes, seja suína, a do influenza ou outra virose. Serve para tudo quanto é infecção, viral ou bacteriana.

Infelizmente este artigo não vale para pessoas de baixo poder aquisitivo ou doentes crônicos, que, por conta do problema básico, estão muito mais suscetíveis.

Seria fácil falar para evitarmos multidões ou hospitais. Impossível quando estamos precisando... Eu quero falar é sobre brócolis, alface, agrião, acelga, couve, leite, queijo, cenoura, maçã, banana, arroz com feijão com carne, ou galinha, ou peixe!

Eu tenho contato diário com pessoas que jamais comem verde, por exemplo. Dizem que não gostam. Ao perguntar o porquê, alegam que não sabem, pois nem experimentaram - mas não gostam... Principalmente os adolescentes e adultos jovens.

Claro! Foram criados com mães e avós que comeram errado a vida toda! Só podia dar nisso! Exemplos vêm dos responsáveis...

Em outras ocasiões já escrevi sobre isso. Vivo escrevendo sobre isso, mas nada muda, pois só mudaria se toda a sociedade olhasse para seu próprio rabo.

As infecções por HPV, o vírus do câncer no colo uterino, estão acometendo cada vez mais as adolescentes, em início da vida sexual, e chega a ter a percentagem de mais de 60% dos cânceres entre mulheres entre 20 a 35 anos de idade. Tá certo.. Vão falar que não usam camisinha... Como se camisinha evitasse totalmente esta virose... Não evita: encostou, pegou.

Agora, uma coisa eu sei: da mesma forma que se pega HPV, pega-se gripe suína, como também se pega tuberculose (ainda muito disseminada), hanseníase (mais conhecida por lepra, também circulando por aí) e tudo quanto é mazela infecto-contagiosa.

A nossa imunidade depende de vários fatores, não só alimentação. Alguns fatores podem não ser controlados por nós, como no caso do stress, mas, certamente, se tivéssemos uma alimentação boa, variada, rica em vitaminas e proteínas, com carboidratos e óleos em quatidades balanceadas, sem comermos e bebermos tanta porcaria, teríamos maiores defesas para o combate a doenças, até mesmo ao câncer e outras patologias.

Uma adolescente chega a mim e diz que eu não consigo tratar a candidíase de repetição que ela apresenta. Eu pergunto a ela sobre sua alimentação e ela diz que adora doces, chocolates, batatas fritas e nugets. Pergunto a ela quando foi que comeu pela última vez uma salada de verduras e passou um dia sem comer merda. Ela diz: "Nunca!".

Adolescentes, adultos jovens, anciãos e até bebês. Todos comendo muito mal, geralmente quem tem maior poder aquisitivo!

Eu até ousaria uma frase: "Dizei-me a vossa dieta e vos direi as perebas que tereis"...

A frase acima está conjugada na forma certa? Não sou escritora. Sou uma observadora da tragédia alheia.
Leila Marinho Lage
Enviado por Leila Marinho Lage em 04/08/2009
Alterado em 26/09/2009



Site do Escritor criado por Recanto das Letras