Clube da Menô

A minha vida só é possível incrementada!

Textos

CIA BACHIANA BRASILEIRA NO ORIENTE

CIA Bachiana Brasileira, a orquestra composta de coro e orquestra mais famosa do Brasil. Sabem por quê? Porque eles são ótimos! E são brasileiros, gente como nós, mortais, mas cantam e tocam como anjos!

Outubro de 2008, o Theatro Municipal já tinha fechado pra obras. Eu já tinha feito a matéria sobre a última apresentação realizada lá, com a Bachiana (está em algum lugar aqui no Recanto, intitulado Teatro Municipal em Sete Atos). Depois disso fui convidada a assistir a CIA interpretando a Cantata de  Bach, na sala Cecília Meireles.


Antonio Cerdeira (baixo) e Ariane Petri (fagotista)

Gente, eu juro por Deus que estudei pra caramba. Estudei tudo sobre a Cantata e esqueci tudo, porque minha vida deu um nó e eu arquivei o artigo. Eu me emocionei com a Ária na corda sol para violino, de Bach – que dizem ser uma deturpação de alguma coisa aí que eu não lembro, mas que é linda.


Manuela Vieira (soprano)

Lembro também de um cara que quis “aparecer" na plateia, quando gritou “Psiu!” para o público. Essa turma adora gritar psiu! Tava a galera toda lá cantando e tocando, na maior paz, e o público tentou aplaudir na hora errada. Pronto, ferrou tudo! Veio um “entendido” e resolveu criticar...

Ai, meu Deus... Eu sei que é terrível uma bomba de oxigênio fazer barulho na hora mais crítica de uma cirurgia e entendo que artistas odeiam barulho na hora de se apresentarem, mas, po, ali só havia alegria e todos estavam felizes e tocados pelo dom de Deus! Que é que tem aplaudirem na hora errada?! Afinal, brasileiro não saca nada dos clássicos e devem ser educados para isso - mas não é com um “bambi no reino encantado”, no meio da plateia, que vamos ensinar a boa música!


Maestro Ricardo Rocha

Eu estava doida pra conhecer o maestro da orquestra, Ricardo Rocha, Havia muito tempo que eu o paquerava (no bom sentido). Eu adoro quando ele duela com as batutas. Apesar de eu não entender de música clássica, sei que ele é muito bom.



Naquele dia eu consegui! Ricardo Rocha olhou pra mim e falou: “Quer dizer que você é a Dona Menô, né? Já andei lendo o que escreveu sobre nós...”.

Eu disse: “Maestro, eu sou apenas Leila. "Dona Menô" ficou em casa...".

Ele tinha que dividir sua atenção com os outros admiradores, mas no pouco tempo que conversamos vi que ele é uma pessoa extremanente simpática, da mesma forma que se mostra no palco.


Marcos Ribeiro (violoncelista)

A certa hora a minha secretária, minha fiel parceira desses momentos culturais, gritou: “A bolsa arrebentou!”.

Caramba! O que eu menos podia ter era um mico, uma bolsa arrebentada naquela hora, ao lado de meu maestro preferido (seria uma heresia). Quando eu vi que minha bolsa estava íntegra, enfurecida reclamei: “Ta doida, mulher?!”.

Ela olhou pra mim, com aquele olhar de compaixão, e falou: “Não, Leila... Eu estou com seu celular, que você perdeu, e uma paciente diz aqui que a bolsa arrebentou. Ela vai ter bebê....”.

Logo naquela noite, em pleno saguão da Sala Cecília Meireles?! E com meu ídolo mor ao meu lado?! Não tinha jeito: a realidade me chamava de volta pro meu mundo...


Marcelo Sader (tenor)

Saí dali, muito chateada da vida e toda emperiquitada, de salto alto, de preto e de rímel, direto para um hospitaleco, pra ganhar uma merreca dois meses depois. Mas fui acudir uma paciente e nasceu um bebê lindão...

Aos músicos: eu me emocionei com cada um de vocês, como também a minha secretária. Não esqueço daquele dia.

Agradeço especialmente ao meu amigo Antonio Cerdeira, cantor do coral e organizador dos eventos, que a esta hora deve estar dando um show extra com o conhecimento que tem da língua inglesa.



De tecla em tecla, de nota em nota, eu ainda vou virar expert em música clássica (e ainda vou conversar mais que dois minutos com o maestro!). E podem ter certeza de uma coisa: para o Clube da Dona Menô vocês já são ídolos.

Agora divulgo o que a CIA BACHIANA BRASILEIRA está fazendo: está em Hanoi, no Oriente, prestigiando nossa cultura e nossos valores. E eu espero que todo o povo brasileiro, mesmo o mais leigo, como euzinha, consiga conhecer o trabalho dessa gente, pois ARTE é arte e está ao alcance de todos nós!



Passo a vocês o recado deles (os endereços não estão todos lincados. Copiem e colem em seus browsers). Também recomendo assistirem aos vídeos que estão no site da orquestra:

http://bachiana.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=42&Itemid=38:

"Amigos, no ano em que se assinala o 50º aniversário do falecimento de Heitor Villa-Lobos, o Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores, em parceria com as embaixadas e consulados do Brasil no exterior, tem apoiado a realização de diversas apresentações de músicos brasileiros e estrangeiros, executando composições de Villa-Lobos.

Aproveitando o ensejo da comemoração, o vigésimo aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas com a República do Vietnã e o trigésimo aniversário do estabelecimento da Embaixada do Brasil em Cingapura, a Orquestra Bachiana Brasileira foi convidada a fazer duas apresentações de Música Brasileira de Concerto na Ásia, em Hanoi – Vietnã (06 de outubro) e Cingapura (08 de outubro).

Partimos nesta sexta-feira, 02/10, com retorno ao Rio previsto para o dia 12/10.

Seguem abaixo links com a divulgação do concerto em Hanoi e em anexo a matéria publicada no segundo caderno do jornal O Globo, na data 26/09.

Ficamos contentes em partilhar essa realização com vcs."




http://hanoigrapevine.com/2009/09/lang_enbrazilian-concertlang_enlang_vibrazilian-concertlang_vi/

http://www.maivoo.com/Van_hoa_giai_tri/Dan-nhac-giao-huong-Cia-Bachiana-Brasileira-den-Viet-Nam/68459.html

http://www.nhandan.com.vn/tinbai/?top=43&sub=134&article=157844

http://tintuconline.vietnamnet.vn/vn/nghe/408789/index.html

http://english.vovnews.vn/Home/Brazilian-symphony-orchestra-to-perform-in-Vietnam/20099/108317.vov

Leila Marinho Lage
Enviado por Leila Marinho Lage em 06/10/2009
Alterado em 13/10/2009



Site do Escritor criado por Recanto das Letras