Clube da Menô

A minha vida só é possível incrementada!

Textos


Praia de Ramos -Antigo paraíso

Estão vendo este barquinho? Está na praia de Ramos, praia na zona norte do Rio de Janeiro, banhada pela área mais contaminada da imensa baía de Guanabara, onde existem esgotos de milhares de indústrias e construções irregulares, além de rios contaminados, onde há décadas jogam dejetos in natura bem na nossa cara, dentro do mar.

Meu pai adorava pescar, e quando eu era criança, tínhamos uma lancha que aportávamos no Iate Clube da praia de Ramos. Lá só dava gente bacana...

A praia era cristalina e de lá saíamos para as ilhas do Governador e Fundão, também paraísos. Ali era partida para o alto-mar.

Com o tempo e o descaso de muitos governantes e da sociedade, todo o litoral norte foi envolvido pela população pobre, criando-se muitas favelas. Com o "desenvolvimento", o tráfico de drogas e o crime dominaram as referidas favelas...

Diante deste barco existe a areia; depois da areia resolveram fazer uma grande piscina (Piscinão de Ramos), com água do mar tratada, para que os habitantes possam "ir à praia". Mas a praia verdadeira acabou - só existe um mar de graxa e esgoto (milhares de toneladas de esgoto ao dia), com um odor que qualquer um que chega ao Rio de avião poderá sentir até mesmo lá em cima no céu, pois o Aeroporto Internacional da cidade fica na ilha do Governador, bem pertinho de Ramos.

Também bem perto está uma das mais importantes universidades do país (UFRJ, na ilha do Fundão), ícone em professores, pesquisadores e estudantes gabaritados em muitas especialidades. Ainda na mesma zona norte do Rio temos o Instituto Oswaldo Cruz, conceituado mundialmente em relação a vacinas e microbiologia.

Proprietários de residências e empresários perderam e perdem a cada ano seus imóveis e negócios. A zona norte do Rio só pode ser salva se houver muita vergonha na cara e muita boa vontade dos nossos governantes e de toda a sociedade.

Não tenho como mostrar a grandiosidade do que digo, então fica apenas este barquinho aí, que talvez esteja pescando algum marisco que pode acabar em algum restaurante lá de Ipanema...

Foto de Leila Marinho Lage, Rio de Janeiro. Foto tirada em algum mês de 2008.
Leila Marinho Lage
Enviado por Leila Marinho Lage em 15/11/2009
Alterado em 26/12/2009



Site do Escritor criado por Recanto das Letras