Clube da Menô

A minha vida só é possível incrementada!

Textos


Ilha do Governador (Contaminação)

Ilha do Governador, localizada no lado ocidental do interior da baía de Guanabara, no estado do Rio de Janeiro, Linda, vista de cima ou de fora da água do mar...

A ilha é enorme, tem vários bairros e o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. Maravilhoso pôr-do-sol, ótimos restaurantes e favelas e violência e contaminação do mar... O trânsito que dá acesso a ela é insuportável...

Muitas casas a prédios maravilhosos e muita gente pobre e muita sujeira também. Área de segurança nacional, moradia de militares, gente da grana misturada com gente que passa fome. Ou seja: igualzinho ao resto do país...

Temos lá o hospital da Aeronáutica e o Instituto de Pesquisa da Marinha - mas o mar não tá pra peixe... Ninguém em sã consciência toma banho na praia, apesar de vermos constantemente isso, como também gente pescando... Eles dizem que dependendo da maré e correnteza, o esgoto some...

À frente desta praia (da Bica), vê-se a ponte Rio-Niterói. Niterói também está um caos...

A ilha foi propriedade de vários governadores na época das capitanias. O governador Mém de Sá a deu para um sobrinho. depois outros governadores também usufruíram seus encantos. Dom João, príncipe Regente e seu filho, dom Pedro I já curtiram de montão este lugar. Hoje curtimos as consequências de nossa "evolução social".


Foto de Leila Marinho Lage
Leila Marinho Lage
Enviado por Leila Marinho Lage em 15/11/2009



Site do Escritor criado por Recanto das Letras