Clube da Menô

A minha vida só é possível incrementada!

Textos


Síndrome das pernas inquietas
 
Aqui é Dona Menô, a heterônima da doc...
 
Incumbiram-me de uma tarefa difícil pra caramba, que é falar sobre insônia...
 
Eu não tenho insônia. Eu simplesmente luto contra o sono porque quero aproveitar os últimos instantes de minha vida - que acho que vão acabar a qualquer momento...
 
Isto é ansiedade, sabiam? Gente workaholic é tensa, muito neura, e eu to assim... Por isso é que eu me apago de vez em quando, viajo, fujo do stress ou faço algo muito louco, que valha a pena rir depois.
 
E quem não pode fugir disso, como é que fica?!
 
O que causa o stress? O que é stress?
 
Bem, existem várias modalidades de maluquice, mas eu vou me restringir às minhas pernas...
 
Meu namorado, que todo mundo conhece, Josualdo, é um sofredor. Um dia desses eu dei um golpe baixo nele e quase o castrei com meu joelho, enquanto eu dormia.
 
Só ouvi aquele "UI", mas continuei a dormir, pois dormir para mim é raridade.... Eu não podia desperdiçar aquele momento.
 
Sei que no dia seguinte ele andava meio que de banda e meio que emputecido comigo... Perguntei a razão e ele disse que devíamos dormir em camas separadas, de preferência em casas separadas...
 
Enquanto to acordada sou uma beleza na cama, mas é só dormir que eu ronco, eu dou porrada na cara, dou chute nos genitais, tiro a roupa e até pareço possuída pelo demo.
 
Tá certo que eu tenho calores durante o sono. Com a preguiça, eu apenas me desnudo e me abro toda - mas isso não explica o mesmo comportamento quando eu ainda usava sutiã 40....
 
Diziam que eu tinha síndrome das pernas inquietas... Isto começou quando eu tinha menos de 40 anos (em plenos ciclos ovulatórios), mas foi se agravando com a idade. A médica dizia que era menopausa, mas eu não acreditava nela, po! Daí mudei de médica.
 
Insônia tem milhares de causas e eu sofria dela. Até crianças sofrem dela! Muitas crianças e adolescentes não dormem bem. Se eles podem dormir mal, imaginem eu, com uma porrada de problemas que levo para meus sonhos!
 
Quando entrou a verdadeira menô a coisa ficou brava. Agora eu to bem, porque eu to na pós-menô, mais velha que a maioria que me lê. O sono voltou e eu durmo até num banco de tribunal, mesmo sendo testemunha principal de um crime...
 
Dizem que a gente, quando perde os hormônios femininos, começa a ficar meio elétrica durante o sono - e isso tem a ver com receptores hormonais no cérebro.
 
Como é que fica? Como é que se entende certas pessoas dormirem bem em minha idade e outras não?
 
O negócio é o seguinte: terapia de hormônio feminino pode ser uma boa pra isso, mas lembrem que insônia e dar chute no saco do namorado podem ter várias causas, e nem sempre explicáveis pela menopausa, certo?
 
Quando a gente fica velha, os problemas aumentam - tudo aumenta, até nossa flacidez. O que era fácil antes agora é difícil pra cacete - apesar de outras coisas serem mamão com mel.
 
Então, amigos, procurem ver as causas de suas insônias. Se for o caso, tomem remédios, pois dormir faz bem. Só entendam que isso tem que ser prescrito por médicos e o problema deve ser acompanhado!
 
A única coisa que não podem fazer é ficarem viciadonas em bolinhas. Isso não dá tesão! Depois vocês dizem que é a idade. Não é! São bolinhas e problemas demais!
 
Amigas, que tal viajarem pra Grécia? Isso dá sono no navio... Se não podem nem pagar a cebola das Sendas, aconselho irem à praia ou caminharem durante horas pelo parquinho ou na rua. Se não podem sair de casa, escrevam (menos besteira para os outros, ok?); façam algo que ajude alguém; não fiquem paradas.
 
Síndrome das pernas inquietas na verdade é uma doença, que pode ser secundária a outras ou primária. Eu sou inquieta, isso sim. 
 
Não interpretem insônia e labilidade emocional simplesmente por falência hormonal dos ovários. Cada pessoa terá seu diagnóstico.
 
Eu chuto os bagos de Josualdo desde quando eu ainda podia ter filhos! E SÓ NÃO CONSEGUI TÊ-LOS PORQUE EU CAUSEI ESTERILIDADE NELE...
 
OBS:
 
Um amigo médico, dr Eduardo Flores, endocrinologista, me escreveu tentando me explicar as coisas cientificamente. Futuramente ele escreverá para o Clube da Dona Menô um artigo sobre insônia.
 
Envio sua resposta sobre minha crônica:
 
"O estrogênio é o que modula o córtex frontal, o local da vida de relação, o locus da ansiedade. Ele é mais importante que a progesterona na etiologia da insônia da menopausa.
 
Em relação à progesterona, a forma "NATURAL", causa um pouco de sonolência, possivelmente por uma ação miorelaxante sobre a musculatura lisa, diminuindo a tensão, a ativação simpática.
 
A progesterona exerce uma ação depressora sobre o sistema nervoso central, e daí a sua ação sobre o perfil do sono, tornando-o mais profundo, inclusive melhorando o ronco que pode surgir após a menopausa.
 
Ela atua sobre o FSH que, quando elevado, é a causa dos fogachos, levando à interrupção do sono. O FSH aumenta quando há diminuição do estrogênio ovariano, que é a característica da menopausa.
 
A síndrome das pernas inquietas, na maioria das vezes, está relacionada a uma forma de neuropatia que lesa as fibras nervosas finas periféricas, e que não é detectada pela eletroneuromiografia. Pode estar relacionada ao uso de álcool, estatinas, metformina, diabetes, outras doenças neurológicas, intoxicações, hipovitaminoses B1, B6, B12, além de outras causas, portanto a doença não está correlacionada à diminuição do estrogênio ou progesterona”.
 
Para saberem mais sobre a Síndrome das Pernas Inquietas sugiro acessarem a ABRASPI:
http://www.sindromedaspernasinquietas.com.br
 
Leiam também "Entrando em Alfa".
http://www.clubedadonameno.com/devaneios/mostra_devaneios2.asp?id=138
 

Leila Marinho Lage
Enviado por Leila Marinho Lage em 19/11/2009
Alterado em 23/11/2009



Site do Escritor criado por Recanto das Letras