Clube da Menô

A minha vida só é possível incrementada!

Textos

Prevenção ginecológica
 
Eu escrevi recentemente sobre as políticas atuais de rastreamento de câncer de mama e colo de útero, a nível público. Baseei-me nas normais já vigentes no Brasil.
 
Esta semana fui procurada por várias pacientes que estavam me questionando sobre terem que fazer mamografia anualmente a partir de 40 anos, como é consenso entre os médicos. Elas estavam assistindo às reportagens sobre as recomendações do sistema de saúde dos Estados Unidos...
 
Até parece que agora o câncer ginecológico, tanto em mama quanto em colo uterino, começou a diminuir... Estão dizendo que não é necessário rastrear câncer de mama nas mulheres abaixo de 50 anos... E quase que caí da cadeira quando ouvi na TV, em rede nacional, que não é preciso fazer preventivo (colpocitologia) anualmente (ou a cada seis meses, como é indicado) em mulheres abaixo de 20 anos. Alegam que a incidência de câncer no colo uterino é muito pequena nas mais jovens...
 
Acho que eu fui abduzida para um outro mundo e não sei! Não é isso que eu vejo todos os dias e há anos em minha profissão. Essas normas têm a ver com redução de gastos, nada mais.
 
As notícias são muito recentes e certamente as Sociedades das especialidades em ginecologia vão se pronunciar mais tarde, mas eu posso me pronunciar, como também qualquer médico deve.
 
O importante é a detecção precoce do câncer, até mesmo impedi-lo. Para isso é importante o rastreamento periódico a partir de 40 anos de idade - em relação à mama , e em muitas ocasiões precisamos repetir a mamografia em menor tempo, dependendo do caso.
 
Faça seu preventivo a cada seis meses. Lembre-se que este exame não detecta somente o câncer, mas também lesões pré-malignas e infecções ginecológicas.
 
O contato com seus ginecologistas, o simples fato de conversarem sobre suas queixas e o exame ginecológico em si são o primeiro passo para se evitar, investigar ou tratar muitas doenças.
 
Leiam também os textos:

Câncer de colo de útero e mama - minhas considerações
(1 de novembro de 2009)
http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1899858

Câncer de colo de útero e mama -
Prevenção gionecológica, fazer ou não fazer?
(24 de novembro de 2009)

http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1940875

Leila Marinho Lage
20 de novembro de 2009
http://www.clubedadonameno.com
 
Leila Marinho Lage
Enviado por Leila Marinho Lage em 20/11/2009
Alterado em 25/11/2009



Site do Escritor criado por Recanto das Letras