Clube da Menô

A minha vida só é possível incrementada!

Textos


Quero-Quero 1 – O GRITO
 
Eu passeava no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, e me chamaram a atenção três pássaros que piavam muito alto, um verdadeiro grito.
 
Eles não fugiram quando eu cheguei bem perto. Pelo contrário, eles se uniram e se dirigiram a mim em atitude de desafio. Se eu me aproximasse mais, certamente me atacariam. 


 
Este pássaro é o quero-quero, também chamado de espanta-gado. Muitos fazendeiros procuram tê-lo em suas propriedades, pois, tanto de dia quanto de noite, ele avisa a proximidade de qualquer estranho ou algum predador, alertando, inclusive outros animais.

Quero-Quero 2 – O VALENTE

Um deles veio ao meu encontro e soltou um "grito". Ele me olhou fixamente a ponto de eu recuar e quase desistir de fotografar.
 
Como seu porte é de uma perdiz, sabia que eu podia mais que ele, mas se valeu de sua coragem.
 
Existe um esporão junto de casa asa, que talvez ele use para o ataque ou para o cruzamento - não sei...



Quero-Quero 3 – O NINHO

Quando eles sentiram que eu não oferecia tanto perigo assim, apenas ficaram me olhando, enquanto um deles - ou melhor, uma fêmea, eu acho - se posicionou para chocar três ovinhos deitados na grama, sem ninho ao redor.
 


Eu os deixei em paz, da mesma forma que todos que ali passam o fazem, até porque os militares que policiam o forte são capazes de nos prender se importunarmos os verdadeiros donos do local...
 
Obs: O quero-quero é a ave símbolo do estado do Rio Grande do Sul por habitar os pampas gaúchos.



 
 
Texto e fotos de Leila Marinho Lage
Leila Marinho Lage
Enviado por Leila Marinho Lage em 23/11/2009
Alterado em 23/11/2009



Site do Escritor criado por Recanto das Letras