Clube da Menô

A minha vida só é possível incrementada!

Textos

Canal aberto com o alergista

Sou alérgico?

Aqui publicamos uma série de perguntas feitas pelos leitores do Clube da Dona Menô. Quem as responde é dra Fátima Emerson.

1)  Pode-se saber se a gente é alérgica a penicilina por um teste? E qual é?

Sim, é possível realizar teste para saber se uma pessoa é alérgica à penicilina. Mas o conhecido teste com penicilina realizado em farmácia não é adequado. O teste deve ser realizado em clínicas ou em ambulatórios de alergia.

É feito com soluções diluídas de penicilina, sendo um procedimento demorado. Necessita acompanhamento especializado, conseguindo-se detectar 90 a 95 % dos pacientes sob risco de reação anafilática.

2) Um dia eu fiz teste de benzetacil (penicilina benzatina) no braço e ficou inchado. Sou alérgico?

O teste com penicilina realizado em farmácia, aplicando-se uma pequena quantidade do medicamento no antebraço do paciente é incorreto, sendo comum que a pele fique irritada, fornecendo falsos resultados positivos. Como disse anteriormente, o teste correto é feito pelo médico alergista, com soluções diluídas de penicilina.

3) Tenho sempre alergia região genital e entre as pernas. Será o meu absorvente íntimo?

Infelizmente não é possível afirmar se uma lesão na pele é alérgica sem examinar pessoalmente. O médico alergista analisará os dados clínicos, examinará as lesões. Poderá ser necessário realizar testes para definir o diagnóstico.
 
4) Qual a diferença de bronquite e asma?

Asma, bronquite alérgica ou bronquite asmática são a mesma doença.

5) Disseram que eu tenho asma, mas eu respiro bem, só tenho resfriado demais, mas não fico daquele jeito que eu vejo em meu filho. Pode explicar?
 
O seu relato sugere que tenha uma rinite alérgica. Os sintomas da rinite são: espirros, coriza, congestão nasal e coceira no nariz, olhos, garganta e ouvidos. Pode se confundir com gripes e resfriados.
 
Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Caso queira receber uma cópia em PDF do meu livro sobre a rinite, intitulado "É mais feliz quem respira pelo nariz", envie um e-mail para:
blogdalergia@gmail.com.

6) Quando cega o verão fico cheia de bolinhas vermelhas no corpo. É alergia?

 
É preciso fazer seu exame físico. O médico alergista analisará os dados clínicos, examinará as lesões. Se for preciso, poderá recorrer a testes específicos para esclarecer o diagnóstico.
 
 
Fátima Emerson
Alergista
CRM 52309942
www.blogdalergia.com
Leila Marinho Lage
Enviado por Leila Marinho Lage em 29/11/2009



Site do Escritor criado por Recanto das Letras