Clube da Menô

A minha vida só é possível incrementada!

Textos


Pretensão da carioca aqui

Veio bem a calhar o comentário que eu fiz num poema de Kathleen Lessa, chamado
Haikai de Verão - e que aqui está lincado. Ela conseguiu me transportar para um momento idílico em uma praia adivinhada, como muitas em muitos lugares do Brasil, inclusive o Rio de Janeiro.

Como eu sou nativa, carioca da gema, e uma aplicada observadora dos vários polos de minha terra, acabei comentando seu trabalho com uma poesia de minha heterônima, Dona Menô. Assim escrevi:

"Oi!! É Dona Menô! Entrei escondida no recanto da doc e vim te visitar. Seu devaneio me fez viajar... para outras praias... Agora eu me permito continuar seu poema com a minha realidade carioca:
 
Os gringos do hotel
se torram com Sundown -
bife à milanesa...
Sacolé a dois "real"
Alto-falante do funk -
farofada, que beleza...
Fim de tarde
lota o ponto final
o fim da picada...
E aquela rapaziada
tá fazendo esporte?
Não...
É gangue -
arrastão, arrastão!
Se livrou por sorte,
mermão,
ao se enfiar na vala negra..."

Pois bem, quis reproduzir um fato comum, que é uma escritora  comentando uma amiga, também escritora, usando um recurso divertido para transmitir uma impressão, uma ideia. 

O barato no Recanto das Letras é podermos a qualquer tempo encontrar escritores que primam pela cultura, admirar a arte alheia, comungar conhecimentos e travar uma cordial relação de amizade. Aí vem uma pessoa qualquer, lá dos cafundós, com e-mail falso, não identificada, que deixa um comentário em um texto nosso, como ocorreu em meu texto anterior, chamado "Rio de Janeiro - sobrevivendo às flechas", onde eu resumo detalhes históricos do município e faço uma analogia entre o martírio de São Sabastião (nosso padroeiro) com o povo, também martirizado por tantas injustiças.

Entra uma figura chamada Patrícia que se revolta com o que escrevi, alegando o seguinte:

"
24/01/2010 02:02 - Patricia (não autenticado*)

Não acha muita pretensão terminar o texto dizendo que os cariocas são invejados por morarem nessa cidade? Uma cidade bonita, sem dúvida, inclusive a capital atual da criminalidade. O texto é legal mas o final queimou".

Como  "Patrícia" é uma figurinha anônima, mas anda por aqui como tantas outras, e já que seu e-mail não existe, respondo, então, o seguinte:

"Numa prova de vestibular você não poderia ter a pretensão de passar no quesito 'redação e interpretação de texto'. Isso é muito feio... Logo num texto tão fácil?!".

Sabem qual o problema no Recanto das Letras? Não temos a opção de previamente analisar um comentário externo, antes de este entrar on line. Isto é ruim, porque em qualquer blog pode-se programar isso. Só nos dão a aternativa de somente receber comentários de usuários cadastrados...

Se permitirmos que pessoas que não conhecemos nos comentem, de vez em quando teremos algumas supresas. Deixei publicado o que "Pat" falou, pois não fere a decência, os bons costumes, muito menos lesa minha integridade moral.

Muitas Pats chegam e vão... e da mesma forma que o Rio é invejado, também
SOU.

Fotografia
Leila Marinho Lage

Leila Marinho Lage
Enviado por Leila Marinho Lage em 24/01/2010
Alterado em 24/01/2010



Site do Escritor criado por Recanto das Letras