Clube da Menô

A minha vida só é possível incrementada!

Textos


NÃO É ASSIM NENHUMA


Na foto acima eu registro a minha geladeira Brastemp... Terei que me desfazer dela depois de tantos anos, pois ela ta vazando, não funciona direito e anda ocupando espaço demais... Acho que um pouco parecida... assim... com a Dona Menô...

A faxineira só vem amanhã, assim sendo, relevem a marquinha de molho de tomate e macarrão bem perto do emblema, ok?

Passo a história da marca, que realmente fez história, inclusive na mídia. Leiam:

A marca BRASTEMP foi criada pela Brasmotor, a qual originariamente fabricava peças automotivas desde 1945. A empresa tinha se associado à Chrysler (que futuramente sofreu com uma greve geral de seus funcionários nos EUA) e à Volks (que depois abriu uma fábrica no Brasil). Com isso a Brasmotor teve uma séria crise econômica e recorreu à alternativa de investir na linha branca de eletrodomésticos, inicialmente entrando apenas com a esmaltação de refrigeradores  fabricados  no Brasil, passando depois a produzir seus próprios produtos, daí surgindo a BRASTEMP em 1945 (contração de Brasmotor com temperatura).

A Brastemp incrementou o mercado nacional com os primeiros refrigeradores frost free, o freezer vertical, o primeiro lava-louça etc. Em 1990 a agência de publicidade Talent inovou a marca com uma propaganda em que o mote dizia: “Não é assim nenhuma Brastemp...”, ao compararem os eletrodomésticos da empresa às outras marcas no mercado. Esta expressão entrou na boca do povo, que até hoje a utiliza para fazer alusão à qualidade de alguma coisa.

Em 1994 a Brastemp se uniu à Consul e surgiu, então, a Multibrás. Em 2000 passou a pertencer ao grupo norte americano Whirlpool Corporation, um dos maiores fabricantes e exportadores mundiais.
Leila Marinho Lage
Enviado por Leila Marinho Lage em 02/03/2010
Alterado em 03/03/2010



Site do Escritor criado por Recanto das Letras