|
Vai ser gauche na vida! Devaneio fotográfico
Ser gauche na vida é ser estranho, deslocado, diferente. Gauche é uma palavra francesa que significa esquerdo. Drummond a usou em uma de suas mais famosas obras, Poema das Sete Faces, que abaixo transcrevo. Ele se sentia desasjustado diante do mundo, numa visão pessimista de sua realidade.
Este poema foi inicialmente publicado em seu primeiro livro chamado "Alguma Poesia" (1930).
Ao procurar o texto declamado, encontrei o mesmo musicado por Samuel Rosa (grupo Skank.) Achei uma preciosidade, tal como esta hortência aí acima, encontrada no meio do mato.
VÍDEO: http://www.youtube.com/watch?v=imR24OrgvMo&feature=related
POEMA DAS SETE FACES Carlos Drummond de Andrade
Quando nasci, um anjo torto desses que vivem na sombra disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.
As casas espiam os homens que correm atrás de mulheres. A tarde talvez fosse azul, não houvesse tantos desejos.
O bonde passa cheio de pernas: pernas brancas pretas amarelas. Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração. Porém meus olhos não perguntam nada.
O homem atrás do bigode é serio, simples e forte. Quase não conversa. Tem poucos, raros amigos o homem atrás dos óculos e do bigode.
Meu Deus, por que me abandonaste se sabias que eu não era Deus se sabias que eu era fraco.
Mundo mundo vasto mundo, se eu me chamasse Raimundo seria uma rima, não seria uma solução. Mundo mundo vasto mundo, mais vasto é meu coração.
Eu não devia te dizer mas essa lua mas esse conhaque botam a gente comovido como o diabo.
Leila Marinho Lage
Enviado por Leila Marinho Lage em 15/05/2010
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
|