Clube da Menô

A minha vida só é possível incrementada!

Textos


Foto de Leila Marinho Lage

Soneto do Meu Amor

Eu tenho em minha memória dois poemas de Vinícius de Moraes. Muita coisa que ele criava virava música, mas, antes de tudo, em sua origem, era poesia. Mesmo quando ele se propunha a compor uma letra de música, não adiantava: virava poesia ou poema...

Muito se fala por aí sobre Vinícius, mas talvez eu o conheça melhor que muito professor de literatura, pois eu conheci a sua arte convivendo a cada instante com ela, por toda a minha vida, da mesma forma que foi com os escritos de Artur da Távola - instinto puro, uma coisa que fazia parte de mim, e não apenas uma leitura rebuscada, no intuito de se fazer sabedora de coisas aqui e ali de personagens da nossa história.

Acho até que com a bossa-nova foi assim para mim... São culturas que se arraigam às nossas realidades. Só um grande artista consegue isto. A obra transcende o seu criador e vai além; chega à intimidade das pessoas e se penetra como se fizesse parte de seus órgãos.

Lembro que quando eu tinha uns 16 para 17 anos, apaixonada, grudei na parede um cartaz com uma poesia de Vinícius, bem perto de minha cama, num albergue elitizado para estudantes, quando entrei na faculdade de medicina. Eu estava amando (das tantas vezes que assim achei). Ao lado da poesia, a caricatura do bem-amado, que eu desenhara, pois eu tinha - mais que hoje -este dom.

O amado hoje não é amado da mesma forma, mas um grande amigo, porém a poesia me marcou. A poesia me traz de volta o amor, embora inexistente, pois o "amor" não precisa de conjugações no presente do indicativo, na segunda ou terceira pessoa do singular, não precisa de pronomes pessoais. Esta se chama "O Mais-Que-Perfeito".

Com muitos e muitos anos à frente, hoje, com quase 52 anos, eu curto Vinícius da mesma forma e exalto outra poesia dele, não em um cartaz, mas em PPS e em vídeo. O que hoje me faz suspirar se chama "Soneto do Amor Total".


PPS "Soneto del Amor Total (em espanhol):
http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/2540818

PPS "Soneto do Amor Total" (poema original em português):
http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/2428276







Leila Marinho Lage
Enviado por Leila Marinho Lage em 10/08/2010
Alterado em 07/10/2010
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.



Site do Escritor criado por Recanto das Letras