Clube da Menô

A minha vida só é possível incrementada!

Textos


ABUSE E USE...
...DO RIO E JANEIRO

Em 6 de março de 2010 eu estava alagada em pleno centro da cidade do Rio de Janeiro, na feira o Rio Antigo, na rua do Lavradio, no primeiro sábado do mês, quando tudo se torna burburinho, o comércio explode, feirinhas de antiguidades espalhadas entre a multidão, quermesses, eventos artísticos variados na rua durante todo o dia, até altas horas da madrugada.

No final da tarde fomos surpreendidos por uma tempestade súbita em todo o Rio de Janeiro. O povo todo estava passeando naquela rua e nas transversais se acolheu nas casas comerciais, a maior parte, restaurantes, pois as águas invadiram tudo.

Nesta noite eu acabei por encontrar pessoas maravilhosas. Havia pouco espaço pra tanta gente num restaurante onde eu escolhi ser meu refúgio, e a turma toda que ali se encontrava, após algumas horas, ficaram em silêncio de tão cansados, todos nós. pois nem o banheiro estava limpo e nós estávamos sujos de lama, pés sujos, todo mundo albergado...

Quando eu percebi que centenas de pessoas começavam a entrar em desespero, pois não podiam ir pra casa, peguei a deixa de um homem que começava a cantar, mesmo sem acompanhamento instrumental, e passei a acompanhá-lo com esta minha voz totalmente desafinada Eu incentivava todos a cantar conosco e que dessem sugestão para a música seguinte. Todos cantaram em alto e bom som, o som mais gostoso de nossa terra - o som das pessoas.

Este homem está, à esquerda da foto, parecia um sambista nato... Foi ele quem começou tudo. No grupo havia duas moças argentinas, uma delas médica como eu, e ela acabou por se cadastrar em meu site, mas eu nunca mais mantive contato, infelizmente. No lado direito da imagem, em penúltimo, um verdadeiro sósia de Gilberto Gil, e o último da direita, um belo sósia de Sebastian, o dançarino da loja de departamentos C&A, aquele que fazia comercias na TV.

Fiquei por escrever sobre eles até hoje, mas meu tempo passou, e, apesar de eles terem autorizado o artigo, não cumpri com o prometido. Agora o faço...

Quando a enchente acabou, estávamos muito cansados de cantar, não mais de esperar. Viajamos nas canções mais diversas, desde a MPB antiga, os chorinhos; demos uma guinada até os festivais da canção brasileira da década de sessenta e setenta, um retorno longínquo, até tudo acabar em samba, obviamente...

Ao irmos embora, nós nem nos despedimos direito. Ficamos horas nos abraçando e cantando, mas no final, cada um foi para seu canto...

Registro aqui este momento, muito bonito, do bom-humor carioca, pois ficamos muito tempo naquele restaurante, até os donos nos expulsarem  - queriam dispensar os empregados e mandar a gente enfrentar as águas contaminadas...

Leila Marinho Lage
Rio, 27 de agosto de 2010
http://www.clubedadonameno.com

Copiem e colem os links abaixo em seus navegadores, caso queiram conhecer as personagens artísticas referidas no texto:

SOBRE SEBASTIAN DA C&A
http://il.youtube.com/watch?v=aQu6W_KVgsk&feature=fvsr

Sebastian, o bailarino, em campanha C&A
http://il.youtube.com/watch?v=yVrh6yt9EdA
 
GILBERTO GIL E BOB MARLEY
http://il.youtube.com/watch?v=EzqXstHitnQ

GIL NA FASE AFRO REGGAE
http://il.youtube.com/watch?v=fU61quAN5EA
Leila Marinho Lage
Enviado por Leila Marinho Lage em 27/08/2010
Alterado em 16/09/2010
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.



Site do Escritor criado por Recanto das Letras