Clube da Menô

A minha vida só é possível incrementada!

Textos


ATRÁS DO TRIO ELÉTRICO

Eu esqueci o nome dele. Eu pedi sua autorização para publicar sua imagem na Internet e ele me concedeu, apesar de eu saber que ele tinha tomado mais de três chopes.

Fui bem clara: “Quero publicar sua imagem em meu site. Pode ser?”. Como todo bon vivant morador do Rio, ele disse que permitia a divulgação.

Ele não pode saber razão desta crônica e nem o que o passou por nós. Eu estava cansada de fotografar a passeata do dia 19 de setembro de 2010 em Copacabana. Eu queria sentar e olhar para o mar, que estava adiante de mim poucos metros. 

O tempo estava nublado, o dia estava feio, mas eu estava em Copacabana, afinal! Não é pra qualquer um estar perto deste mar que tem tantas histórias, mesmo que quem more por lá não tenha a verdadeira noção da importância daquele bairro.

Larguei por alguns minutos o grupo em passeata dos deficientes físicos para admirar e fotografar esculturas na areia. Havia um banquinho de pedra justo à frente da obra, a qual o escultor carinhosamente reparava da ação do tempo. Junto a mim estava este rapaz, do qual eu esqueci o nome, uma vez que eu não estava a fim de registrar absolutamente nada além do castelo de areia.

Sentei como se senta num cavalo e comecei a clicar o castelinho à minha direita. À minha esquerda passava o grupo dos deficientes, e eu via mais Márcia, que a esta hora estava fazendo contatos mil. Seu celular e nada era a mesma coisa, pois ela não dá bola pra isso. Fiquei na esperança de ela se tocar que eu estava perdida.



À minha frente, naquele banquinho de pedra, enquanto eu fotografava a arte, o moço de gorro dizia veementemente: “Aqueles caras ali daquela passeata falam e falam e não dizem nada! Esta turma vai falar bonito só pra voto, mas nada fará nada pelos deficientes!”
   
Eu estava clicando quando ouvi tal absurdo. Num primeiro momento pensei que ele estava falando mal do Projeto Novo Ser e demais companheiros, mas percebi logo a seguir que ele pensava que era campanha política de algum deputado. Daí, eu tampei minha Canon e mostrei a ele:

“Ta vendo ali naquele palanque uma adolescente cantando, que tem alguns centímetros de altura e é cega? Ta vendo outras pessoas lá em cima com cadeira de rodas? Agora olha para a passeata e veja quantas pessoas doentes existem lá! Não é campanha política de nenhum vereador. É um grito de socorro, cara!”

Ele olhou bem, focou suas retinas e depois sorriu pra mim. Ao tentar tocar sua mão para um cumprimento e uma despedida, ele me deu um beijo agradecido no rosto.

Artigo e Fotografia
Leila Marinho Lage
Rio de Janeiro, setembro de 2010
http://www.clubedadonameno.com

Poderão entender melhor este texto quando lerem os artigos sobre o tema, em ordem alfabética, nos capítulos sobre "ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL", "MÁRCIA GARCES"  e "NA PASSEATA", no Espaço Cultural de Dona Menô:
http://www.clubedadonameno.com/devaneios/menu_novo5.asp
 
 
Leila Marinho Lage
Enviado por Leila Marinho Lage em 21/09/2010
Alterado em 26/09/2010
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.



Site do Escritor criado por Recanto das Letras