Clube da Menô

A minha vida só é possível incrementada!

Textos


Raça e Preconceito
Os odores de todos nós

Quem diz não ter preconceito tem que ponderar muito o que fala e verificar quem pode estar ouvindo (ou lendo) e o conhece muito bem.

Eu conheço muita gente que frequenta igrejas ou instituições de caridade, que faz um monte de coisa por aí que é intitulada como filantropia, e se considera uma pessoa elevada espiritualmente, mas, na verdade, é tudo pra inglês ver... Eu acho até que se fantasiam de bons samaritanos, falam coisas politicamente corretas e se destacam como ícones da decência e do bom caráter para se convencerem a si mesmos que valem algo.
 
Inteligência é uma coisa, esperteza é outra, mas boa índole não se aprende em escolas ou treinando em bate-papos fantasiosamente literários na Internet, ou em encontros amorosos furtivos, muito menos forçando a barra em reuniões ditas humanitárias.
 
Existem certas coisas que vêm de berço e da educação, e que durante a vida a gente treina pra melhorar. Algumas vezes na fase adulta alguém aprende, mas é muito difícil isso... É muito mais fácil vermos pessoas se escondendo em peles de carneiro, muito bonitinhas, limpinhas arrumadinhas, politicamente corretas, mas com um passado e uma rotina escondidos muito sujinhos e muito feinhos...
 
A gente aprende muito com as nossas decepções e eu aprendi bastante nos dois últimos anos - um ano de sofrimento, seguido de um ano de muita coisa boa, apesar de que nem tudo é bom, porém compensador no emocional.
 
Uma das coisas que me decepcionou na relação anterior foi ouvir de uma pessoa (dita idônea, inteligente e bondosa) que negros fedem; que negros são de raça inferior e negros não são confiáveis. O mais estranho é que esta mesma pessoa bajula e aceita bajulações de negros e negras...

Texto e fotografia de Leila Marinho Lage
Pintura de Leila Regina Ullmann
Rio, 15 de novembro de 2010
http://www.clubedadonameno.com
Leila Marinho Lage
Enviado por Leila Marinho Lage em 15/11/2010
Alterado em 14/01/2011
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.



Site do Escritor criado por Recanto das Letras