Clube da Menô

A minha vida só é possível incrementada!

Textos


NECESSIDADES

Aqui está a tenda do Projeto da Praia Para Todos, do Instituto Novo Ser, bem em frente ao banheiro do Posto 3, na praia da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. O local vai ser oficializado para receber as pessoas com necessidades especiais. Estará funcionando todos os sábados de 9:00 às 14:h, no verão 2010/2011.

Falando em necessidades especiais, vou aqui bolar como o local devia ser:

Deve existir um quiosque vendendo coisas pra comer e beber - e existe. Aliás, esta ONG vai receber lanchinhos grátis para a turma, mas eu não sei se vai valer pra sempre...

Tem que existir um POSTO de Atendimento Médico para eles, nas emergências. Acho que isso seria meio impossível nos dias de hoje... Mas, pelo menos, uma maca para remover facilmente uma pessoa até um transporte para um hospital.

Não tem jeito: temos que ter homens fortes por lá, e todos a postos para fazerem força, caso algo aconteça. Mas enfermeiras bem massa bruta podem até resolver a coisa...

O banheiro deve ser REALMENTE ADAPTADO! Não é só porta alargada para entrar cadeira de roda que vai solucionar a vida de um cadeirante e seus ajudantes... A porta tem que aceitar entrar uma cadeira anfíbia - e esta é bem mais larga. Aliás, como o banheiro também é para o público em geral, são necessários dois banheiros extras para o NOVO SER - um feminino e outro masculino. Pessoas doentes ou deficientes não podem ficar em filas e também demoram mais. Ia ser um caos se a população toda do Rio fosse fazer xixi ao mesmo tempo que os cadeirantes e afins.

Não há cadeira higiênica no Posto 3. É preciso! Também é preciso que haja um chuveiro dentro de um banheiro com portas, e uma ducha higiênica também!

Não pode faltar água! Este banheiro tem que ter um reservatório triplicado.

Dentro do banheiro tem que existir campainha de emergência. E deve haver funcionários que estejam dispostos a ajudar, caso algo aconteça fora do previsto.



Ou seja, não é alargando portas, montando rampas ou colocando uma cabana na praia que realizamos o sonho da praia acessível. Acho que muita coisa ainda precisa acontecer para realmente termos um espaço democrático e humanizado na praia. Mas tudo tem um começo e muitas largadas já foram dadas.

Se quiserem conversar com a turma do Instituto Novo Ser e até agendarem visitas com grupo grande, passo os contatos:

ESPAÇO NOVO SER:
www.novoser.org.br

Tel: BRASIL, Rio de Janeiro:
(21) 3904-2614  
(21) 3904-2614
     
 

Artigo e foto
Leila Marinho Lage
Dezembro de 2010
http://www.clubedadonameno.com

Leila Marinho Lage
Enviado por Leila Marinho Lage em 18/12/2010
Alterado em 26/12/2010



Site do Escritor criado por Recanto das Letras