Clube da Menô

A minha vida só é possível incrementada!

Textos


POR QUE ESTOU BRONZEADA
(DONA MENÔ VERSÃO 2011)

Meninos e meninas de todo mundo, aqui é Dona Menô!

Já perceberam quanta gente fica na laje da sua casa ou fica na praia pra pegar tudo quanto é raio infravermelho ou ultravioleta, seja qual for, desde que fique quase pretinha? Por que as pessoas claras têm tanto preconceito de cor se querem pegar o tom neguinho?...

Todos no Rio querem ter marquinha de biquíni ou sunga pra mostrarem que são ratos de praia ou piscina. O verão veio pra bronzear os egos e superegos - ou o inconsciente coletivo.

Quantas pessoas curtem realmente o verão? Será a mocinha que fica com a bunda torrando ao sol até conseguir marcar acima do quadril o branco da roupa de banho pra mostrar depois, quando vestir um jeans de cintura baixa?... O que querem dizer com isso?!

Percebi essa coisa quando comecei a ouvir de amigos frases tais como:

- “Nossa! Pegou uma praia legal, né?...”.

- “Uau! Você andou por onde?!”.

- “O que é isso?! Você está uma gatona!”.

- “Pra onde você foi, heim?!”.

O cartão postal, mesmo sem eu querer, foi o bronze. Peguei o mote hoje, depois de tanto ouvir por semanas a mesma coisa, enquanto eu dizia que todo carioca neste verão ficaria assim. Descobri que no meu reduto não...

As pessoas trabalham e veem o verão dentro de quatro paredes, rezando pro sol sumir. Para essas pessoas, quem fica bronzeado é porque curtiu adoidado o verão e foi viajar, passear e aproveitar a vida em grande estilo. Ainda mais se o bronzeado está na médica que os acompanha, que é o que acontece com a minha querida doc heterônima.

Eu até gostaria de ficar com o traseiro para o sol, mas como tenho problemas de coluna, ficar deitada de bruços é me condenar a dois meses de Profenid dispersível de 12 em 12 horas. Prefiro dispensar - apesar de detonar minhas artroses nos calcâneos caminhando e fazendo loucuras abaixo da linha do Equador. Dentre essas loucuras, eu fotografo a minha vida.

Eu me olhei ao espelho e vi que to legal de sol. Josualdo, meu eterno namorado, que me olha em “particular”, jamais falou nada.  Ele é tão distraído que me pede pra avisar quando compro ligerie nova. Daí ele diz: "Ah, bonita, mas agora tira".

Eu tava inocente. Não tava na maldade, mas agora estou. Vou ter que me pigmentar até chegar ao ponto de brigadeiro, pra ver se o idiota vai perceber na morenaça ao lado dele...

Texto e foto
Leila Marinho Lage
Búzios, fevereiro de 2011
http://www.clubedadonameno.com
Leila Marinho Lage
Enviado por Leila Marinho Lage em 09/02/2011
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.



Site do Escritor criado por Recanto das Letras