Clube da Menô

A minha vida só é possível incrementada!

Textos

Lei Maria da Penha

As Marias da Penha

ASSISTAM AO PPS:
http://recantodasletras.uol.com.br/e-livros/844305

Tenho muito orgulho de ter construído um pps com este texto, que é uma peça teatral que assisti com o grupo de teatro de Limeira, (São Paulo),  na ocasição do Fórum Social Mundial promovido no Rio de Janeiro, no Aterro do Flamengo, em janeiro de 2008, quando realizei a primeira versão deste PPS. Agora, em 2011, decidi melhorar a apresentação, inserindo informações atualizadas.

Este texto é uma criação do ator, escritor e diretor teatral Carlos Jerônimo Vieira. A dramatização é baseada na história de Maria da Penha, uma vítima de agressão doméstica. Seu caso deu origem à Lei número 11.340, sancionada em 7 de agosto de 2006, que dita normas para a proteção à mulher agredida.

No próprio pps poderão saber de toda a história, ali contada em forma de arte. Nos últimos slides poderão conhecer mais sobre a lei e poderão assistir a  matérias jornalísticas.

Passo à  explicação de Carlos Jerônimo Vieira para para seu texto:

"Inseri no texto: "Eli, Eli, por que me abandonastes?". É a frase que Jesus, agonizando na cruz,  grita para Deus. Quer dizer: Deus, meu Deus, por que me abandonastes?

Cirineu  é uma pessoa que vem da Cidade de Cirene e acaba ajudando Cristo a carregar a cruz.  Verônica  enxuga o rosto do Cristo e o rosto do Cristo fica estampado na toalha.

Em todas as igrejas existem os 14 passos da Via Sacra. Geralmente ficam nas duas laterais da igreja. São pequenos quadros ou vidros que traduzem os 14 passos. É muito legal ver, pois geralmente são obras de arte.

Caso queira saber sobre a Via Sacra,  há esse site, não com 14, mas com 15 passos. No meu trabalho, 14 e 15 estão na mesma cena:
http://www.auxiliadora.org.br/viasacra/1estacao.htm

Um abraço
Carlos Jerônimo Vieira".

Tenham uma boa leitura

Leila Marinho Lage

Rio, 14 de março de 2011
http://www.clubedadonameno.com



Leila Marinho Lage
Enviado por Leila Marinho Lage em 14/03/2011
Alterado em 15/03/2011
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.



Site do Escritor criado por Recanto das Letras