Clube da Menô

A minha vida só é possível incrementada!

Textos


SELEÇÃO OU CENSURA?

Aqui repasso o que foi publicado nos dias 14 e 15 de abril de 2011 na página OLHARES, em meu espaço. Comentários adicionais saberão em outros textos.

O que escrevo aqui está sendo divulgado em outros espaços na Internet:

Quando eu percebi antes de ontem que a página estava com problemas, escrevi para a administração da mesma. Eles deletam as nossas fotos dando qualquer desculpa. Quando têm problemas, como aquele caso de aparecer uma foto que não era minha na minha página, eles são sucintos e não se desculpam.

O fato de a página ter problemas um dia ou outro é passível de desculpas, e responder a um usuário punindo-o com exclusão de um trabalho antigo, para mim é sacanagem. Deletaram, só pra exemplicar a coisa, algumas fotos minhas que tinham dizeres. Alegaram que não pode haver fotos com dizeres, publicidade ou coisas assim. A única "publicidade" era o endereço de meu site pessoal, que detém meus trabalhos. Também disseram que são excelentes em qualidade, não em quantidade, orientando-me a inserir apenas fotos com qualidade, como se já tivessem estabelecido que eu sou uma reles fotógrafa.

Deixei os e-mails chegarem... Daí publiquei uma carta que envieia eles, reclamando do que faziam. A mesma foi apagada. Depois eu tentei inserir esta foto acima e outra, mas a página dizia que o Olhares ia avaliar as imagens antes de elas colocada on line. Imediatamente escrevi para eles dizendo que isto era censura e logo a foto apareceu.

Estou observando o comportamento da administração. Muita coisa infringe o código do consumidor, uma vez que eu pago para publicar fotinhos, e muita coisa agride a liberdade de expressão. Ou seja: não é seleção, mas censura.

Observe os trechos das respostas que recebi no e-mail:

"Caro utilizador,

A foto foi eliminada da sua galeria, porque viola as regras de uso.

Não insira fotografias com mensagens escritas, com publicidade, divulgação de exposições, com reclamações ou polémicas.

Para divulgação, reclamação, sugestão ou crítica envie um email para apoio@olhares.com.

Lembramos que o lema do Olhares é a qualidade e não quantidade. Pretendemos que insira apenas as suas melhores fotografias.

Como fotógrafo deve ser o primeiro crítico das suas fotos.

Cumprimentos,
A Equipa Olhares.com

________________________________

Caro utilizador,

O Olhares pretende ser uma referência de fotografia artística, razão pela qual controlamos a quantidade de fotografias que são inseridas.

O lema do Olhares é a qualidade e não quantidade.

Sabemos que existem inúmeros sites onde é possível colocar todo o tipo de fotografias e até envio de 100 fotos de cada vez.

Mas não com a dinâmica que este site proporciona, nem com qualidade semelhante.

Pretendemos que insira as suas melhores fotografias.

Como fotógrafo deve ser a primeiro a criticar as suas fotos.

As fotografias que tenta inserir não se enquadram com o tipo de fotografias que desejamos ter no site.

Além disso, várias fotos como as que enviamos em anexo, violam as normas de uso do site.

Não são permitidas foto mensagens."
_______________________________


COMENTÁRIO DE LUIZ MRTINS:
COMETÁRIO DE UMA AMIGA E USUÁRIA DA PÁGINA:

MUITO INTERESSANTE ESTA SUA RESPOSTA AO LUIZ....GOSTO DE "PASSEAR" POR OLHARES,MESMO QUE NÃO COMENTE TODAS AS FOTOS,PORQUE ISTO DEMANDA TEMPO - COISA  QUE NÃO TENHO TIDO MUITO ULTIMAMENTE..POR ISTO NÃO ENTENDO OS E-MAILS ENVIADOS A VOCÊ QUANDO FALAM DE QUALIDADE,UMA VEZ QUE TENHO VISTO, MESMO SENDO UM TANTO LEIGA NO ASSUNTO, ALGUMAS FOTOS REALMENTE ABAIXO DA CRÍTICA. E QUANTO A FOTOS COM PUBLICIDADE OU ALGUNS TEXTOS INSERIDOS NA MESMA, TAMBÉM JÁ VI MUITOS....O CRITÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO NÃO VALE PARA TODOS?

MINHA RESPOSTA:

Embora não a aceitemos com carinho, a censura não deixa de ser um reconhecimento, sabia? Geralmente quem censura os outros é porque não tem a capacidade de censurar os seus próprios atos.

Dizem os sábios que a censura equivale ao elogio, pois é o imposto da inveja sobre o mérito...

De acordo com o que escrevi para Luiz Martins, e de acordo com o seu comentário, eu digo: to cagando e andando para Olhares.

Conheci esta página anos antes de publicar a primeira foto. Sonhei com a palavra "olhares" e resolvi abrir o PC e pesquisar algo que me impelia a isto. Acabei me inscrevendo. Jamais me comuniquei com alguém ou copiei algo, apenas admirava. Só comecei a inserir fotinhos no final de 2009, eu acho.

Esta turma não tem ideia do que me levou a isto. Essa turma não sabe com quem lida e o quanto eu elogio o trabalho da página mas, cettamente, se tenho que espinafrar, eu vou espinafar, principalmente se eu vejo babaquices e injustiças!

Só fica mal para quem me responde com empáfia. O resto do mundo tá lendo...

TEXTO E FOTO:
Leila Marinho Lage
http://www.clubedadonameno.com

Leila Marinho Lage
Enviado por Leila Marinho Lage em 15/04/2011
Alterado em 21/04/2011
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.



Site do Escritor criado por Recanto das Letras