Clube da Menô

A minha vida só é possível incrementada!

Textos


Lançamento do livro de Márcia Garcês, portadora de Esclerose Múltipla

Os leitores que desejarem conhecer um pouquinho sobre Márcia Garcês podem acessar seu site no Recanto das Letras:
http://www.marciagarces.recantodasletras.com.br

Há um ano estamos, eu e Luiz G. Martins, no caminho desta pessoa tão especial e que tem muito a dizer. Ela tem uma doença que evolui gradativamente. São tantas as dificuldades e acredito que a maioria das pessoas não conseguiria ter um décimo da força espiritual que Márcia tem.

Ela lança um livro que conta sobre a sua vida e sua doença, como também se envereda na parte social de todo portador de alguma deficiência. Seu livro passa pela autobiografia, mas vai além: ele toca as nossas mentes e chacoalha a responsabilidade de cada cidadão e do próprio Governo.

Eu tinha o rascunho do livro o tempo todo comigo, mas nunca quis ler. Existem dois motivos básicos para tal fato:

1-  Eu quis primeiramente conhecer e conviver com Márcia, saber sobre
seus problemas, que são muitos. Não quis me influenciar pelo que estava escrito de sua história, pois eu tive a minha impressão pessoal sobre tudo o que aconteceu e acontece com ela. Portanto, estarei no dia do lançamento de seu livro nas mesmas condições que todo visitante, um curioso leitor.

2-  Sou uma pessoa chata, no que diz respeito a erros ortográficos. Talvez eu seja condescendente com meus trabalhos, mas se vejo algo errado nas coisas dos outros, tenho a tendência a espinafrar a obra. Se eu visse algum erro de português ou pontuação no livro dela, certamente eu ia detonar quem o cometeu. O trabalho que Márcia quer mostrar tem um peso maior do que qualquer falha literária.

Ela precisou que alguém redigisse o que ela gravou em voz, todos os dias, deitada num leito ou sentada numa cadeira de rodas, revivendo cada segundo de sua vida ao longo de anos. Ela deixou de ser dona da liberdade de ir e vir e passou a depender de tudo e de todos, Assim, aprendeu a se adaptar e a encarar as coisas com maturidade, sabedoria e paciência, que poucos "Dalais Lamas" teriam... Eu quis conhecer em um ano alguns passos que ela deu. Ela me fez andar muito mais do que percorri durante minha vida inteira - e não consigo até hoje acompanhá-la em seu ritmo.

É tudo muito bonitinho assistir a uma deficiente motora lançar um livro, aparecer na Internet, ser fotografada em seus melhores ângulos, sorrindo e ainda cheia de beleza e jovialidade, mas saibam que a realidade dela é dura, muito dura, principalmente financeiramente.

Eu gostaria de saber quantas pessoas conseguem ficar deitadas por 24 horas, ou mais, porque não têm condição de pagar alguém que as levante da cama. Eu gostaria de saber se teriam a mesma fé que Márcia tem, acreditando que é possível, ainda, ter melhor qualidade de vida!

Ela não escreve um livro apenas para desabafar ou registrar sua vida aqui nesse mundo. Ela quer com seu relato abrir portas, arrebentar paredes e ter saídas, não só pra ela, mas para todos que neste exato momento também vivem dramas parecidos.

Abaixo passo informes sobre o lançamento do dia DE Márcia. A inauguração do livro foi protelada até agora, mas desta vez sai!

Livro "O Diário de Márcia Garcês"

Lançamento no dia 14 de julho de 2011, a partir de 18 horas.

No Centro Cultural da LIGHT.

Av. Marechal Floriano, 168, Centro, Rio de Janeiro, RJ.

Patrocinador: LIGHT.

Editora Synergia



Leila Marinho Lage
http://www.clubedadonameno.com
Rio, 11 de julho de 2011




Leila Marinho Lage
Enviado por Leila Marinho Lage em 11/07/2011
Alterado em 11/07/2011
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.



Site do Escritor criado por Recanto das Letras