Clube da Menô

A minha vida só é possível incrementada!

Textos


ACIONAR O BOTÃO
E a gente vai levando...

Outra noite e tudo está tranquilo.

Tantas vezes ouvi esta frase em filmes de época... Idade média, castelos, chão de cascalho, frio, um homem acendendo tochas na rua.

É noite e tudo continua tranquilo...
Eu permaneço bem, muito bem. Todos bem demais para serem acordados de suas sepulturas em vida - mistério de quem não teme, segredo de quem não sofre.

O latente desacordo. Eu des-acordo.

Como uma bomba prestes a explodir, todos percebem que algo repentino vai acontecer em suas vidas, mesmo sem saberem quando e como. E o mundo saboreia os últimos momentos do silêncio, nessa paz mal entendida. Impacto e expectativa, que não guardam segredo, mas são segredo.

O momento virá. Pode ser longa a espera. Reforma ou a deformação, e a morte é certeza.

Melhor não pensar no vazio, nem o que se sente do que resta do sentido.

Mas tudo está tranquilo demais por aqui - negando o passado, valorizando o presente e ignorando o futuro.

Pessoas tão singulares nos conceitos e no comportamento compõem o prisma das desigualdades. Fuga social, indiferença ao próximo, desapego à família, interiorização. Na burla das teorizações darei salvas às exceções.

Na rua me deparo com as mais variadas caras: sorrisos, olhos baixos, expressões vagas. Misturam-se  pessoas felizes (por nada serem) aos zumbis da própria estupidez.

Alguém passa por mim e me olha. Nossos olhares se fixam por alguns segundos. Nossos corpos se cruzam e chego a sentir o rastro de calor, o perfume suado, o cheiro de gente.

E a pessoa vai decidida, levando sua respiração e sua vida, que desconhecem seu prazo de validade.

Vidas passam e se esbarram. Pulsam os mais variados sentimentos e tudo é muito, mas muito fácil de se imitar - desde que não se pare para pensar...

O simples teme o complexo. As pessoas se limitam ao mais perto, ao óbvio, ao prático, para fugirem da ignorância. Tornamos impossível a transparência do que temos de mais puro. Limitamos nossas vidas aos momentos que se repetem - bons ou maus, mas que se perdem na bestialidade da autopreservação.

Sabemos do momento porque ele é real, palpável e insubstituível. Assim, economizamos em emoções para ganharmos em sobrevivência, enquanto ao lado mais um filho se faz, mais uma sede se sacia, mais um coração bate.

Leila Marinho Lage
Teresópolis, 1977
http://www.clubedadonameno.com

Leila Marinho Lage
Enviado por Leila Marinho Lage em 09/05/2007
Alterado em 30/09/2009
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.



Site do Escritor criado por Recanto das Letras