Clube da Menô

A minha vida só é possível incrementada!

Textos

Odeio Sampa. Adoro Paulistas

Onde está o cérebro do Brasil?? Heim?? São Paulo!

A maior economia do nosso país? Hum?? Sampa!!!

E as pessoas mais elegantes, pintadas, com as melhores “grifs”? Hum?... A terrível São Paulo - Capital do Brasil (vão me detonar nessa...).

Quando a gente vai em um Congresso de Medicina no Nordeste é pra lazer (Sempre troco laser e lazer. Laser é aquilo que fazem na nossa cara pra ficarmos mais bonitas, sem plástica, né?).

O que gosto em Sampa é rúcula - sempre fresquinha e viçosa. O resto eu encontro aqui, na feira de São Cristóvão...

Mas, os congressos são dez. Nunca fui num Congresso de Medicina em Sampa aonde eu realmente não tivesse aprendido. Ninguém brinca em serviço e a gente sai estourada de lá. Quando dá, a gente come alguma massa que só existe naquele reduto e vem direto pro Rio, correndo, fugido do frio insuportável.

Dizem que o mais gostoso de Sampa é a night.. Eu não sei, justamente porque Sampa, pra mim, é corredor para outros Estados. E, acho, que após o aeroporto ter pitimbado, vou fazer escala em outras cidades...

Mas, Sampa é Sampa.. Teatros, cinemas, cultura, lazer (escrevi certo???).

O ruim de lá é mesmo o frio. Não que frio seja ruim, mas o clima de Sampa é nojento!!! E dizem que adoram, aquele frio! Eles até usam cueca a 10 graus de temperatura, enquanto estão jantando! Isso só pode ser coisa de genética!

Eles têm genética. Também, pudera: São mistura de italiano, japa, portuga (porque portuga está em qualquer lugar). Que mais?... Ali é a Nova York Tupiniquim. Tem de tudo.

Se quiserem o melhor móvel pra sua sala? Sampa.

A melhor roupa? Sampa! - mesmo pagando os tubos.

"Alguns" melhores hospitais? Sampa...

Que mais?

Pode ser que em Sampa as coisas aconteçam antes, mas, depois, elas acontecem aqui, no Rio de Janeiro. Só que com temperaturas mais ajustadas ao ser humano.

Aquela fossa a céu aberto, que é o Rio Tietê, não deixa a dever para o visitante ao Rio, ao aportar em cima da Baía de Guanabara, aonde fica o Aeroporto do Galeão.

Em ambos a gente sente o cheiro de merda no ar... Uma DELÍCIA...

Sampa e Rio já foram rivais. Um detestava o outro. Carioca falava que paulista (do Estado) ou paulistano (da Cidade) só sabia trabalhar; que não se divertia; que era antipático e não sorria; que nem dar informações na rua dava.

Paulista falava que carioca era preguiçoso; que só queria fazer farra e era preguiçoso.

Pois é... Nada é assim... Vejo paulistinha e carioca da mesma forma.

Só um detalhe importante: Lá eles falam "Aqui é uma merrrda" (tremendo a língua atrás dos dentes). Carioca fala: "Exxxta porrrra é uma merrrrrda! (gargarejando o RRR e "exxxcraxxxando" no X).

Sampa e Rio, os Estados que realmente movem o Brasil. Se não quiserem conhecer Brasil por estes lugares não conhecerão o Brasil.

Tudo de ruim e de bom existe nos dois Estados - tanto no campo, quanto nas cidades.

São Paulo tem um pezinho no mar. Rio se afoga nele. Sampa é culto. Rio é sensual. Sampa sofisticado. Rio, irreverente. Sampa impõe altivez. Rio debocha...

O melhor de tudo é este sotaque lindo dois dois lugares. Quando tentei fazer um áudio, treinei falando como paulista. Saiu uma merda. Eu parecia uma retardada. Entretanto, ao ouvir minha voz carioca, eu me vi como uma alcoólatra na sarjeta, arrrraxxxtando nos esses e erres...

Não podemos ser o que não somos.:

Carioca é lindo como é. Com todos os seus defeitos, ainda é a raça mais simpática do mundo.

Paulista tem seu charme e ninguém pode imitar. Eles são gostosos, são charmosos, são, são, são... (assim, como dizerrrr?)... paulixxxxtas...

Leila Marinho Lage
Rio, 22 de agosto de 2007






Leila Marinho Lage
Enviado por Leila Marinho Lage em 22/08/2007
Alterado em 21/02/2009
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.



Site do Escritor criado por Recanto das Letras