Clube da Menô

A minha vida só é possível incrementada!

Textos


CEBOLA

Cebola é um dos temperos mais universais. Praticamente está presente nos principais cardápios do mundo. Eu adoro e não me causa nenhum problema digestivo, embora seja a cebola crua minha principal inimiga na cozinha, tratando-se de reação respiratória, alérgica.

Já tentei substituir por cebola desidratada e até por alho poró, mas não são a mesma coisa. Uma cebola bem cortadinha, fresquinha, num refogado, é tudo de bom. Mas por que eu também a detesto?

 

ENXOFRE E DEMÔNIOS DA ALERGIA

 

A cebola crua, quando cortada, elimina compostos sulfurados, um gás cáustico para meus olhos, nariz etc. Imediatamente eu me transformo: nariz escorrendo, tosse, olhos vermelhos e ardendo, coceira na cabeça, lábios inchados, pele vermelha, coceira nas mãos. É só preparar um molho que eu me transformo em um monstro.

Não adianta nenhuma mandinga, tipo acender velas, riscar fósforo perto da bancada, cortar cebola congelada, nada funciona! Pra eu deixar de ser bruxa e virar fada na cozinha, graças ao bom Deus me formei em medicina e faço cirurgias. Os EPI (equipamentos de protecão individual), tão divulgados na pandemia, são minha salvação culinária. Eu só substituo o bisturi por uma bela faca amolada.

Leila Marinho Lage
Enviado por Leila Marinho Lage em 24/06/2023



Site do Escritor criado por Recanto das Letras