Clube da Menô

A minha vida só é possível incrementada!

Textos



Vaginalmente falando
Cap II – Etimologia e semântica em ginecologia

Eu pensei em falar sobre um dos fenômenos mais lindos na fertilidade feminina neste artigo, que é a cristalização do muco cervical. Já estou no segundo capítulo e ainda o não consegui.

Impressionante como é difícil escrever assuntos médicos para pessoas leigas e se fazer entender. Geralmente levo uma semana a um mês para completar um texto sobre assuntos com os quais lido diariamente.  E a cristalização vai ficar para o terceiro capítulo...

Fui a uma página de pesquisa na Net, em temas médicos. Lá vi meu nome em dois lugares (meu site e aqui no Recanto) com o título "Vaginalmente falando, cap I - Como se transa?". Bem, ter um texto na Net não é novidade, mas encontrar um texto sério com este título, ainda mais numa lista de textos médicos, deve ser meio "chocante"... Mas o bom é que nos meus textos todo mundo entende...

Tento aqui explicar o que as pessoas têm dúvidas a fim de poder escrever posteriormente sobre o que realmente quero. Uma das coisas que mais nos confunde é o significado das palavras (semântica), principalmente os termos científicos. Até mesmo uma pessoa dita culta tem erros absurdos, Muito vai da nossa ignorância quanto às palavras de origem grega e latina (etimologia). Todo termo médico tem um significado e geralmente conta uma história, uma verdadeira evolução de conceitos e comportamentos que foram gerados ao longo de séculos.

Então, eu paro, desvio meu pensamento e explico aqui sobre a anatomia feminina e sua terminologia. 

Pudendum nuliebre

Basicamente este termo faz menção à vulva. Até hoje ainda se ouve falar em "partes pudendas" - de pudor. Existe até o nervo pudendo na anatomia humana. Vê-se, então, que até nas denominações médicas criaram-se preconceitos e vergonha.

Vejamos a palavra VULVA. Todo mundo confunde vulva com vagina. Hoje só se explica por total desconhecimento, porém, por séculos uma só palavra significava estruturas diferentes.

Vulva  vem do latim volva. Provavelmente originária do verbo volvere (voltada para dentro de si mesma). Várias hipóteses etimológicas foram sugeridas, todas elas sem comprovação. No século I a palavra designava o útero dos animais, e no século IV, também o das mulheres. Posteriormente, representou a vagina e a genitália externa e, por fim, apenas os genitais externos.

Consideramos vulva o que compreende os pequenos e grandes lábios, clitóris, uretra, introito da vagina e o monte de Vênus (onde está o púbis). Por falar nisso, monte de Vênus (púbis e pelos pubianos) tem este nome por causa da deusa do amor.

No século VIII chamava-se popularmente em latim vulva e vagina de cunnus (canal). Daí, o nome cona, muito utilizado vulgarmente em Portugal. Também daí, a palavra cunt em inglês. Cunilíngua significa sexo oral na mulher - lingere é lamber em latim.

Também se usa o termo ninfa para designar a vulva, mais especificamente os grandes e pequenos lábios. Ninfa deriva do grego nimphe, que significa "noiva", "botão de rosa", como, também, "fada". As ninfas são espíritos, geralmente alados, habitantes das florestas.

Uma curiosidade: em latim cullus, significa anel - para nós, ânus. Clunis significa nádegas. Por isso, o famoso apelido...

Vagina vem do latim, e significa bainha ou vagem. O verbo invaginar quer dizer colocar para dentro, fazer uma bainha.

A vulva é a genitália externa feminina. A genitália interna compreende o útero, a vagina, as trompas de Falópio e os ovários.

Observações interessantes:

- A palavra clitóris vem de Kleitorís, que significa fecho ou chave em grego. Muitos falam que a tradução tem o sentido de chave do prazer, mas pelo que li, chama-se assim por ser escondido pelos grandes lábios, fazendo alusão a uma forma bivalve com um fecho. Há outras hipóteses na semântica, por exemplo: a pequena colina - por ser uma protuberância. É uma estrutura de tecido esponjoso, altamente vascularizado, tal qual os corpos cavernosos e esponjosos do pênis. Embriologicamente o clitóris é a involução de um pênis, tendo milhares de receptores sensitivos, mais até que a polpa digital (dedos).

- Hímen é uma película que envolve a entrada da vagina. É fina, maleável e com uma perfuração natural central. É de origem grega (hymén) e quer dizer membrana. Muitos atribuem erradamente seu significado a Himeneu, deus grego do casamento.

- Períneo é uma palavra de origem grega - peri (ao redor de) / naion (ânus). São as estruturas ao redor do ânus. A região perineal engloba a vulva e as estruturas musculares do assoalho pélvico.

Corte sagital da pelve feminina

1    Trompa de Falópio
2    Cavidade da bexiga
3    Osso pubis
4    Canal vaginal
5    Clitóris
6    Óstio uretral
7    Introito vaginal
8    Ovário e fímbria da trompa
9    Colon (intestino grosso)
10  Corpo uterino
11  Fundo vaginal e colo uterino
12  Septo reto-vaginal
13  Reto
14  Ânus

Região perineal

Leila Marinho Lage
http://www.clubedadonameno.com

 

Leila Marinho Lage
Enviado por Leila Marinho Lage em 27/02/2008
Alterado em 21/02/2009
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.



Site do Escritor criado por Recanto das Letras