|
Que que é isso?...
Olá, amigos Aqui é Dona Menô
Estou me preparando para uma apresentação em público que vai acontecer neste mês. Direi em cima da hora. Quem mora no Rio vai poder ver... Vou logo dizendo: Vai ser num dia de semana, às 14 horas, no centro do Rio de Janeiro. Programa de índio, né? Mas quem for, vai adorar! Por hora, é só trabalho.
De vez em quando eu estudo outras coisas. Estou me amarrando em estudar etimologia (estudo da origem das palavras). Isso ensina pacas! Vou dar um exemplo legal:
Mén em grego é mês. Menstruação, mênstruo vêm daí; como catamênio, que também quer dizer menstruação em medicina.
Menopausa: mén = mês. Pãusis = cessação. Ou seja: parada do mês, parada da menstruação. Usaram o termo para determinar a derradeira menstruação.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, nos dias atuais, a menopausa só pode ser caracterizada após um ano sem sangramentos naturais.
Por falar nisso, o termo “climatério” significa a fase que antecede a menopausa. Fase cheia de sintomas... Klimakter em grego é crise. Bem, não deixa de ser verdade...
Mas não é que eu que tive um treco agora?! Pesquisando da Net, eu abri num texto de alguém de Portugal; acho que uns psicólogos aí. Pena que fechei sem salvar. Pois, bem. O texto dizia (sic):
“Menopausa significa a parada de relações sexuais de uma mulher por esta entrar na menopausa... “Men” vem do inglês - homens; pause é pausa: Pausa de homens.
Quero saber aonde a gente coloca a letra “o” que sobrou! Aqui, ó!!!
A propósito, “sic” não é sigla. Em latim é uma expressão que significa “tal e qual”, “assim mesmo”, como foi dito”. deve ser usada entre parênteses. Em medicina é que se usa como abreviação: “Segundo Informações Colhidas”. Por exemplo:
A mãe diz: “Meu bebê está com catarro verde”. O médico escreve no prontuário: “Queixa principal: catarro verde (sic)”.
Beijos da Menô http://www.clubedadonameno.com
Leila Marinho Lage
Enviado por Leila Marinho Lage em 11/03/2008
Alterado em 21/02/2009
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
|