Clube da Menô

A minha vida só é possível incrementada!

Textos

Que que é isso?...

Olá, amigos
Aqui é Dona Menô

Estou me preparando para uma apresentação em público que vai acontecer neste mês. Direi em cima da hora. Quem mora no Rio vai poder ver...
 
Vou logo dizendo: Vai ser num dia de semana, às 14 horas, no centro do Rio de Janeiro. Programa de índio, né? Mas quem for, vai adorar! Por hora, é só trabalho.

De vez em quando eu estudo outras coisas. Estou me amarrando em estudar etimologia (estudo da origem das palavras). Isso ensina pacas! Vou dar um exemplo legal:

Mén em grego é mês. Menstruação, mênstruo vêm daí; como catamênio, que também quer dizer menstruação em medicina.

Menopausa: mén = mês. Pãusis = cessação. Ou seja: parada do mês, parada da menstruação. Usaram o termo para determinar a derradeira menstruação. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde, nos dias atuais, a menopausa só pode ser caracterizada após um ano sem sangramentos naturais.

Por falar nisso, o termo “climatério”  significa a fase que antecede a menopausa. Fase cheia de sintomas... Klimakter em grego é crise. Bem, não deixa de ser verdade...

Mas não é que eu que tive um treco agora?! Pesquisando da Net, eu abri num texto de alguém de Portugal; acho que uns psicólogos aí. Pena que fechei sem salvar. Pois, bem. O texto dizia (sic):

“Menopausa significa a parada de relações sexuais de uma mulher por esta entrar na menopausa... “Men” vem do inglês - homens; pause é pausa: Pausa de homens.

Quero saber aonde a gente coloca a letra “o” que sobrou! Aqui, ó!!!

A propósito, “sic” não é sigla. Em latim é uma expressão que significa “tal e qual”, “assim mesmo”, como foi dito”.  deve ser usada entre parênteses. Em medicina é que se usa como abreviação: “Segundo Informações Colhidas”. Por exemplo:

A mãe diz: “Meu bebê está com catarro verde”.
O médico escreve no prontuário:
“Queixa principal: catarro verde (sic)”.

Beijos da Menô
http://www.clubedadonameno.com
Leila Marinho Lage
Enviado por Leila Marinho Lage em 11/03/2008
Alterado em 21/02/2009
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras